terça-feira, 31 de março de 2009

"...eu sou!..."

Prezados irmãos e irmãs,

No evangelho de hoje, Jesus utiliza uma expressão que era representação do nome de Deus: "eu sou". Quando Moisés perguntou a Deus que em nome de quem ele falava, Deus respondeu: Diga que 'aquele que é' mandou dizer.
Jesus se identifica com o Pai aténo nome. Entretanto, os judeus não conseguiam fazer essa associação. No versículo 24, diz Jesus: "se não acreditais que eu sou, morrereis no vosso pecado". E o pecado é não reconhecer Jesus como o enviado do Pai.
Duas vezes no evangelho de hoje, Jesus utiliza a expressão "eu sou".
Creio na divindade de Jesus? Creio que Jesus é um com o Pai e o Espírito Santo?

Segundo, Jesus afirma que fala aquilo que ouviu da parte do Pai. E que é isso que ele fala para o mundo. Agluém, alguma vez se questionou como Jesus poderia ter ouvido alguma coisa da parte do Pai?
Jesus ouiva através da oração e da leitura orante da Palavra de Deus. Jesus não falou nada diferente do que já estava contido na Torá e nos profetas. Deus Pai ensinava Jesus pelas escrituras, tal como faz conosco hoje em dia. Jesus, que fazia o que era do agrado do Pai, tinha a certeza da presença de Deus em sua vida e ao seu lado.
O que fizeram os santos? Não foi o mesmo. Não buscaram fazer aquilo que Deus falava pelas escrituras?
E nós, fazemos o mesmo? As escrituras são nossa fonte inspiradora? Estamos acostumados a fazer uma leitura orante da palavra de Deus: Lectio Divina?
Aprendamos de Jesus a fazer de nossas vidas uma verdadeira oração diária. Ofereçmaos a Deus nossas angútias, tristezas, alegrias, esperanças. Fazer a vontade de Deus não é fácil. E Jesus não nos disse que seria. Realizar a vontade de Deus pode nos levar a cruz. A ressurreição só vem após a cruz. Não há vida fora da cruz. Não há ressurreição sem a cruz.
Vivamos esses últimos dias da quaresma meditando em nossos corações de que forma a vontade de Deus está sendo realizada em nossas vidas.

Deus abençoe a todos e a todas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!