sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

"Vós acreditais que eu posso fazer isso?"

Prezados irmãos e imãs,

A litrugia de hoje é muito convidativa para a nossa fé. Uma linda cena dos evangelhos.
Mateus nos ambienta dizendo que dois cegos seguiam Jesus, e estavam gritando. Os cegos pediam a Jesus que tivesse piedade deles. Demonstrar piedade era dar esmola. Os deixaram Jesus livre para dar aquilo que ele quisesse. Mateus não narra que os cegos pediram para ver. Mas a segunda parte do versículo 28, que é o título dessa postagem, deixa claro que eles pediram para ver.
Outro fato interessante da atitude dos cegos, eles pedem piedade em conjunto: "tem piedade de nós". São dois cegos. Jesus disse que onde dois ou mais estiverem reunidos em nome dele, ele está junto. O pedido dos cegos não é individualista. Eles, os dois pedem pelos dois. Parece redundância, e é. Mas o que Mateus quer mostrar que os pedidos feitos a Deus são em comunidade.
Outra coisa, Mateus nos mostra a força da oração: o pedido. Nada nos é dado pelo Pai sem a oração.
Jesus só pára em casa. Eles o encontram na rua. Mas é em casa (na Igreja) que Jesus manifesta sua crua. Muitas vezes ele cura na rua. Mas aqui o simbolismo da casa é claro. Jesus quer agregar os cegos no ceio da comunidade. Não basta curar. É preciso acolher aqueles que são curados. Os cegos erma considerados pecadores. Ter contato com o pecador era tornar-se impuro. Jesus mostra que a cura liberta a pessoa integralmente. Ele volta a enxergar e é reintegrado à comunidade (casa-Igreja).
O pergunta central: "Vós acreditais que eu posso fazer isso?"
Essa é a pergunta fundamental. Nós acreditamos que é Jesus quem opera os milagres, ou acreditamos na nossa auto-suficiência?
A resposta crucial: "Sim, Senhor". Cremos que Jesus é o centro de nossa vida? Nossa fé está colocada em Jesus ou em nosso dinheiro? Ou em nosso plano de saúde? Ou em nossa casa?
A resposta de Jesus é esclarecedora: "Faça-se conforme a vossa fé!". A fé vai além da cura física. A fé faz ver em Jesus Deus Pai. Ser reconhecido como filho de Davi, é ser reconhecido como aquele que vem em nome do Senhor. A promessa do messias haiva sido feita a Davi. Dele viria o salvador. E ela se cumpre em Jesus. Cremos nisso?
Quando Jesus diz que os dois não deveriam dizer nada a ninguém, é porque a hora da missão ainda não era aquela. Jesus queria os cegos experimentassem um pouco mais a presença Dele no meio de nós.
Mas a alagria do encontro é tão grande, que eles não conseguem ficar calados. A transformação que deixamos Jesus fazer em nossas vidas é tão maravilhosa que queremos logo partir para anunciá-la.
Reflitamos sobre nossas práticas. Colocamos nas mãos de Jesus nossas ações diárias? Cremos na força de Deus agindo no meio de nós, ou nos precoupamos com aquilo que nos ofusca a visão de Deus?
Entreguemo-nos verdadeiramente ao serviço de Jesus. Não nos preocupemos com aquilo que não conseguimos ver, pois se cremos que ele nos cura, nossas cegueiras serão curadas.
Não deixemos de rezar constantemente. Não nos esqueçamos de que ele se deixa encontrar.

Deus abençoe a todos e a todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!