segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

"Não tenhas medo (...) encontraste graça diante de Deus!"

Prezados leitores e leitoras,
Hoje festejamos a Imaculada Conceição de Maria. Dogma de fé, isto é, todo cristão católico deve defender, perante o mundo, que Maria foi concebida sem pecado, e assim permaneceu até a sua assunção aos céus. Esse dogma é exclusivo da comunidade católica. Entretanto, ele não surge do nada, da cabeça do Papa. Se fizermos uma breve consulta nos sites de busca, verificaremos que a defesa da imaculada conceição de Maria é uma tese defendida ao longo dos séculos, desde a origem da Igreja. Vários padres da igreja defenderam essa tese. Isso significa que houve uma inspiração divina nessa defesa.
Mas qual é a importância dessa Festa para nós hoje? Em pleno tempo do Advento, a preparação para o Natal, a Igreja nos faz recorda que é impoprtante nossa pureza de coração para recebermos aquele que é o nosso salvador. Devemos nos voltar para aquela que foi, e é, um exemplo de fidalidade à vontade de Deus. Mais do que o dogma, Maria é para nós, enquanto criatura de Deus, o exemplo do "faça-se". Ela é o sim. Ela é a confiança. Mesmo sabendo dos ricos que corria enquanto pessoa inserida na sociedade judaica da época (ser apedrejada até a morte por estar grávida sem ter tido contato com seu marido), Maria assumiu a vontade de Deus em sua vida.
Dizer sim (faça-se) a vontade de Deus é assumir riscos. É colocar nossa vida terrena nas mãos de Deus. A vontade de Deus passa pela cruz. Não há ressurreição sem cruz. Sem sofrimento. Jesus aprendeu o valor do sofrimento com sua mãe. Com certeza, podemos supor, ele foi aprendendo aos poucos a história de sofrimento de seu povo. Além disso, foi perseguido enquanto criança. Teve que fugir da morte. Foi exilado no Egito. Viveu, muitas vezes, escondido.
Meditarmos sobre a Imaculada Conceição de Maria é fazer da nossa vida um grande SIM a Deus. É assumirmos nosso compromisso em gestar e apresentar ao mundo Jesus. É saber conviver com o sofrimento, tendo a certeza da ressurreição que está adiante.
Peçamos a Deus a graça de dizer "faça-se em mim segundo a tua palavra".

Deus abençoe a todos e a todas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!