quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

"... Deu graças..."

Prezados irmãos e irmãs,

A leitura do Evangelho de hoje pode nos fazer ver várias situações distintas. Milagres de Jesus: curando coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros doentes. Poderíamos falar de cada uma dessas curas. O que cada doença significa na nossa vida. Mas não fiz essa opção.
Segundo, poderia falar da admiriação do povo com esses milagres.
Terceiro, poderia falar da compaixão de Jesus para com a multidão que estava a muito tempo com Jesus e não tinha o que comer.
Quarto, ainda há a imagem dos sete pães e dos poucos peixes. Os pães são simbólicos. E os peixes também.
Poderia falar da saciedade com que o povo foi despedido. É uma linda imagem da Eucaristia.
Vocês notam que há nessa pequena passagem muitos material para se desenvovler uma refelxão.
Mas como partilho com vocês minhas orações, vou deter-me no breve pedaço que dá título a essa minha mensagem: "...deu graças...".
No Evangelho de ontem Lucas nos dizia que "Jesus exultou no Espírito Santo e disse". E a partir dai nos relata uma beléssima oração de louvor e agradecimento.
Hoje, Mateus nos mostra um Jesus que rende graças.
Do pouco que tinha, Jesus transformou em muito. Ele deu graças, isto é, ofereceu a Deus aquilo que dispunha no momento. Ele sabia que poderia transformar o pouco em muito se isso fosse oferecido ao Pai. Dar graças significa colocar toda nossa atividade nas mãos de Deus. Sem ele nada podemos fazer. Sem ele nenhum empreendimento chegará a bom termo. Sem Deus, todos os nossos esforços se transformarão em cansaço. Em desânimo. Em vontade de desistir.
Todo o Evangelho de hoje gira em torno dessa ação de graças.
Jesus "deu graças" pelos poucos pães que tinha. Isso nos mostra que nossas ações não devem ser sempre grandiosas. Que devemos começar com o pouco, mas dando graças pelo pouco. Se colocamos nas mãos de Deus o nosso pouco, ele, com certeza, transformará isso em muito.
Irmãos e irmãs, partilho com vocês com a força do poder da oração. Ajoelhar-se diante de Jesus sacramentado. Doar-se aos pequenos e aos pobres. Colocar-se inteiramente ao serviço.
Todo aquele que dá graças a Deus recebe os benefícios para uma vida santa, justa.
Assim, irmãos e irmãs, peçamos a Deus a graça de sempre estarmos em ação de graças, dando graças a Deus por tudo em nossa vida.

Deus abençoe a todos e a todas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!