Prezados Irmãos e irmãs,
Inicalmente, desculpo-me por não ter deixado as mensagens do Domingo e da segunda-feira. Muitas atividades me consumiram nesse fim e início de semana.
A litrugia de hoje nos convida a uma refelxão sobre nossa relação com Jesus. Além de nos indicar quem é Jesus.
Lucas nas faz ver um Jesus que reza. Que eleva seu coração ao Pai. Entretanto, a oração de Jesus, apresentada no Evangelho de hoje é diferente das demais. Estamos acostumados a contemplar Jesus em oração sozinho. Na montanha. Longe de tudo e de todos.
A oração que Jesus faz na litrugia de hoje é uma oração comunitária. Ele está junto com seus discípulos. Lucas diz que ele exultou no Espírito Santo. E esse mesmo espírito faz Jesus ver que sua mensagem não é para aqueles que detêem o poder. Que sua mensagem não é para aqueles qeu são letrados. Para os que dominam a cultura. Para os chamados "especialistas".
O Espírito faz Jesus perceber que sua mensagem (e esta é a mensagem do Pai, como veremos adiante) é dirigada aos pequenos. Quem são os pequenos? São todos aqueles desprovidos de autoridade: mundana ou religosa. São todas aqueles que se despem de seu poder e vão ao encontro de Jesus. São todos aqueles que mudam de atitude (convertem-se) ao fazer o seu encontro pessoas com Jesus. É a esses que a mensagem é dirigada.
Segundo, Jesus afirma que tudo foi entregue a ele. É um discurso escatológico, do fim dos tempos. Jesus toma consciência de que tudo passa por ele.
Em seguida, ele nos mostra que o Pai e Ele são um só. Pois um não existe sem o outro. É o Pai que revela o Filho. É o Filho que revela e nos mostra o Pai ("Quem me vê, vê o Pai"). Essa é a nossa garantia de que Jesus é Deus.
E por último, a grande mensagem do texto de hoje. A comunidade lucaica não conheceu Jesus pessoalmente. Somente os apóstolos, e alguns discípulos. Os novos precisavam saber (e nós também) que o testemunho desses homens é verdadeiro. Quantos de nóo hoje queriamos estar presentes a esse acontecimento? Quantos de nós hoje que gostaríamos de ouvir do próprio Jesus seus ensinamentos?
Mas o que Jesus quer nos mostrar é que devemos ouvir hoje a Igreja, seus pastores, seu magistério. Seguir as determinações do Papa e da CNBB. De nosso bispo diocesano. Ouvir aqueles que ouviram. Além disso, devemos saber ouvir a palavra de Deus em seus ensinamentos.
Que nesta preparação para o Natal, possamos escutar o que Deus tem a nos falar, tanto por sua palavra como pela própria História.
Deus abençoe a todos e a todas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!