A liturgia de hoje, principalmente na primeira leitura, nos mostra quem é Jesus.
João estava preso. Não podia falar abertamente sobre Jesus. Encontrou um código que os cristãos entendiam.
Ele tem uma visão de um livro. O livro da vida. Mas não consegue abri-lo. Isso o deixa agoniado. Mas na sua visão, o rebento de Davi, aquele que saiu vencedor, poderá romper os lacres e abrir o livro. João nos mostra que somente aqueles que dão a vida, e ressuscitam com o Senhor, tem nas mãos a força para romper os selos e abrir o livro da vida. Enquanto caminhamos no pecado, por mais que nos esforcemos não conseguiremos ler e entender o livro da vida (Bíblia)
Segundo ponto, o incenso que são as orações dos santos. Quem são os santos? São aqueles que vivem conforme a doutrina dos apóstolos. São aqueles que não duvidam da fé. São aqueles que defendem a fé até a morte. Dão a vida pela fé. A oração desses irmãos chega até Deus, como o incenso que sobe até os céus.
No Evangelho, Jesus chorou sobre Jerusalém. Ele sabe quem ele é. Entretanto, Jerusalém não o reconhece. Muitas vezes, não reconhecemos Jesus em nossas vidas. Buscamos a paz em outros lugares, em outras pessoas, em outras doutrinas.
Fomos visitados pelo Senhor. Somos visitados a cada vez que participamos dos Sacramentos. É o Senhor que se faz presente no nosso meio quando celebramos os sacramentos. Mas não conseguimos ver essa realidade espiritual. E quando nos afastamos de Deus, nossos inimigos nos esmagam. Nos matam. Quando voltamos as costas para nossos irmãos que sofrem, a violência vem ao nosso encontro.
Assim irmãos e irmãs, busquemos fazer o bem a todos aqueles que nos procuram. Voltemo-nos para Deus. Busquemos as coisas do alto.
Deus abençoe a todos e a todas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!