Prezados Irmãos e irmãs,
Hoje comemoramos o Dia da Consciência Negra. Alguns questionam a necessidade de feriado. Outros, entendem esse dia como mais um dia de descanso.
Entretanto, como todo feriado, deveríamos utilizá-lo para fazermo a meditação correta sobre seu significado.
Ter um dia para refletrimos sobre as condições sociais de nosso país. Lembrar a condição dos negros em nosso país é fazermos uma análise de onde se encontram esses nossos irmãos nas altas esferas de nosso país.
Quantos políticos negros nós conhecemos? Quantos presidentes negros esse país já teve? Quantos prefeitos, governadores, senadores, deputados negros nós temos?
Quantos diáconos, padres, bispos, cardeais negros nós conhecemos? Onde estão nossos irmãos negros?
Infelizmente, achamos que a cultura negra só serve para o samba e para a culinária. Vocês sabiam que existe um Rito Católico Africano? Tal como existem os ritos orientais e latino?
Vocês sabem que existem uma Missa chamada Missa dos Quilombos? Onde se utiliza elementos da cultura negra, além de músicas e instrumentos que fazem memória a vida dos irmãos negros?
Ter um dia para a meditação da Consciência Negra é fazer memória àqueles que deram a vida para a construção desse país, e que continuam fazendo.
Deus abençoe a todos e a todas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!