Prezados irmãos e irmãs,
A liturgia de hoje nos fala de estarmos a serviço do outro. De fazer o bem. De estar sempre atentos às necessidades da comunidade a qual servimos.
Todo literatura teológica destaca no Evangelho a questão dos talentos. Destacam talentos como dons. Aqueles que recebemos de Deus e que devolvemos à comunidade de acordo com a nossa capacidade. Mas a esse assunto, voltaremos mais adiante.
Quero partilhar o Salmo de hoje. Normalmente, nossas homilias não destacam o valor dos salmos. Muitas vezes, os homilistas não refletem sobre os salmos.
O refrão do salmo de hoje nos fala: "Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!" O salmo é uma resposta a primeira leitura. Assim, aquela mulher que dá alegria ao seu marido, deve ser nossa comunidade. Deve ser nossa Igreja. A mulher da primeira leitura está sempre em atitude de serviço. De trabalho. O livro do provérbio destaca as qualidades de uma mulher que agrada de seu marido. Devemos aprender dela como agir. É assim que deve agir o servos de Deus (evangelho). Os que temem o senhor (salmo), trilham seus caminhos. Aquele que teme o Senhor trabalha com suas mãos e será feliz. O que teme o Senhor não vive do trabalho alheio, ele mesmo produz. Ela faz o talento recebido ser multiplicado.
Assim, primeira leitura e salmo são um conjunto. O Evangelho completa a liturgia. Três situações. Jesus diz que o patrão distribuiu o talento de acordo com a capacidade de cada um. Significa que cada um de nós somos chamados a servir de uma forma diferente dentro da comunidade. Cada um com sua capacidade.
Quero me ater ao último servo. Este é aquele que o tempo todo fala que não sabe fazer. Este não teme o senhor. Este desiste na primeira dificuldade. Este não vive de seu trabalho, mas procura um jeito de ludibriar se irmão.
Durante essa semana, meditávamos sobre o servo inútil. Hoje, meditamos sobre o servo bom e fiel. Esse alcançará o reino. Aquele que vive escondido, que não faz o que deve ser feito, não terá a oportunidade de viver no Reino.
Assim, irmãos e irmãs, peçamos a Deus a graça de sermos multiplicadores de nossas qualidades (talentos). Não meçamos nossas capacidades com o próximo. Façamos aquilo para o que fomos chamados a fazer.
Deus abençoe a todos e a todas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!