domingo, 7 de junho de 2020

Deus enviou o seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por ele.

A Ressurreição e Ascensão de Jesus Cristo ao céu | Paróquia Todos ...


Celebração da Solenidade da Santíssima Trindade.






Fazer memória da Trindade é lembrar que Deus é comunidade. Que age no mundo através de três dimensões. A dimensão do Pai que reflete a Inteligência amorosa; a dimensão da Vontade revelada pelo Filho na graça recebida; e a dimensão da Liberdade que gera comunhão através do Espírito Santo. 

A primeira leitura (Ex 34,4b-6.8-9) nos mostra um itinerário, um roteiro, de como orar. 

Inicialmente, temos um lugar de encontro com Deus; a disposição para fazer esse encontro. Moisés é conduzido ao Monte Sinai (à noite). É nesse lugar que se dará o encontro. Leva consigo as tábuas. Poderíamos dizer, que leva a Palavra de Deus.

Desse encontro de oração, Moisés nos ensina a vermos os atributos de Deus-Pai. Ele diz que Deus é "misericordioso, clemente, paciente, rico em bondade, fiel". Já nos indica como devem ser nossas ações, pois se somos feitos a imagem e semelhança da Trindade ("façamos o homem à nossa imagem e semelhança") devemos ter os mesmos atributos.

Uma humanidade que se identifica com Deus, não pode se esquecer das pessoas. Não pode discriminar, rejeitar, desejar a morte. 

Moisés, então, pede que Deus caminhe com seu povo ("caminha conosco"); implora para que perdoe as nossas culpas, apesar de "sermos um povo de cabeça dura". E por último, que o Pai nos acolha como sua propriedade.

Na segunda leitura (II Cor 13,11-13), Paulo nos indica dois caminhos a seguir, um pessoal, outro comunitário.

No caminho pessoal devemos trabalhar pelo nosso próprio aperfeiçoamento. E no caminho comunitário, devemos ir ao encontro do outro para encorajá-lo, para cultivar a concórdia, para viver em paz. Sendo assim, "o Deus do amor e da paz estará convosco". 

O aperfeiçoamento pessoal leva a ação na comunidade. Na sociedade. "Sede perfeitos como o vosso Pai é perfeito". "Ele faz nascer o sol sobre bons e sobre maus". Então, a luz de Deus ilumina a todos e a todas. Nossa luz, nossa perfeição não é para nós, mas para a humanidade, para os outros.

Assim, a GRAÇA do nosso Senhor Jesus Cristo; o AMOR de Deus; e a COMUNHÃO do Espírito Santo estará "com todos vós". 

Evangelho (Jo 3,16-18).

Este trecho está dentro do contexto do encontro de Nicodemus com Jesus.
No fim da primeira parte dessa conversa (Jo 3,15), Jesus afirma que o Filho do Homem será levantado "a fim de que todo o que nele crê tenha a vida eterna".

O evangelho de hoje inicia com a seguinte fala de Jesus: "Deus amou tanto o mundo...". Disse Santo Inácio de Loyola, "o amor consiste mais em obras do que em palavras". O amor de Deus pelo mundo é tão grande que ele "deu o seu Filho unigênito". E, todo aquele/aquela que Nele crer terá a vida eterna, em oposição a morte eterna.

Deus não enviou o Filho para condenar o mundo, mas para salvá-lo. Inácio de Loyola, nos seus Exercícios Espirituais, ao propor a contemplação  da Encarnação, afirma que a Trindade olhava a "superfície do mundo" e viram "como todos desciam ao inferno, determinaram, em sua eternidade, que a segunda Pessoa se faça homem para salvar o gênero humano" (EE - 102). Partindo dessa contemplação, somos chamados a VER a redenção do gênero humano em Jesus Cristo. E a redenção está em acreditar na Boa Nova anunciada por Jesus e pelos seus discípulos (Mc 16,15).
Crer em Jesus Cristo é crer na sua Boa Nova. Crer na Boa Nova é crer que é possível construir uma humanidade baseada no amor, na vida, na decência política. Acreditar em uma humanidade anti-racista, anti-misógena, anti-homofóbica. É crer na preservação do meio ambiente, na nossa "Casa Comum" (Laudato Si, 2015).
Cantemos com o Salmista, "A vós louvor, honra e glória eternamente"!

Que a GRAÇA do nosso Senhor Jesus Cristo; o AMOR de Deus; e a COMUNHÃO do Espírito Santo estará "com todos vós"


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 3,16-18

16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito,
para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo
para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
Palavra da Salvação.

Um comentário:

  1. Gratidão,suas orientações são claras e objetivas .Aprendo muito com vc. Que Deus continue te iluminando.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!