sábado, 16 de maio de 2020

Não vos deixarei órfãos

Jo 14,15-21 - NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS - 29/05 a 05/06 - Celulas NSR


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,15-21





Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
15 Se me amais, guardareis os meus mandamentos,
16 e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco:
17 o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós.
18 Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós.
19 Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis.
20 Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós.
21 Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. Palavra da Salvação.

Reflexão

A leitura do evangelho de hoje ainda está dentro do contexto das instruções de Jesus logo após a última ceia pascal dele com seus discípulos.

Observamos que Jesus promete o envio do Espírito Santo, o qual ele chama de Defensor.
Para o texto grego, Defensor significa advogado, conselheiro, intercessor, consolador. É esse espírito que vai acompanhar a comunidade cristã nascente, e age hoje na Igreja. Esse espírito é chamado ainda de Espírito da Verdade. Ele tem como missão manter o "ensinamento do evangelho intacto e coerente". A Verdade suscitada pelo espírito de Deus leva a comunidade a "superar as mentiras e hipocrisias presentes no mundo". Mundo que nega os valores do evangelho. Mundo que se opõem ao amor. Mundo que vive num sistema injusto de poder e dominação, que viola a dignidade da pessoa humana. Mundo racista, misógino, homofóbico. Que não preserva a natureza, a "Casa Comum".
Esse Espírito é prometido a todos e a todas. E "Só é capaz de receber o Espírito da Verdade quem vive uma relação de amor com Jesus e com o próximo".
Esse amor se manifesta na caridade, dar de comer a quem tem fome, saciar os sedentos, vestir os nus, visitar os encarcerados e doentes, acolher os refugiados.
É o Espírito da Verdade que suscita nos cristãos consolar os que chorão, saciar os que tem fome e sede de justiça, os promotores da paz. Esse espírito faz suportar as perseguições e incompreensões. É esse mesmo Espírito que faz germinar amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão, domínio próprio (Gl 5).
É esse Espírito que nos guia a anunciar a boa-nova a toda criatura (Mc 16,15b).
Deixemos envolver pelo Espírito Santo. Sejamos comprometidos com Deus e com a humanidade. Sejamos promotores da solidariedade e da paz.

2 comentários:

Deixe aqui seu comentário!