Lucas 14,1.7-14
1 Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7 Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8'Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9 e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: 'Dá o lugar a ele'. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10 Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: 'Amigo, vem mais para cima'. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11 Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.' 12 E disse também a quem o tinha convidado: 'Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13 Pelo contrário, quando deres uma festa,convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14 Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos.'
O texto de Lucas tem vários simbolismos que podem nos fugir a compreensão.
Primeiro, fala que o fato ocorreu num dia de sábado, ou seja, dia santo para os judeus. Jesus fora comer na casa de um fariseu. Quem seria esse fariseu para convidar Jesus para uma refeição religiosa? Isso não importa para Lucas. O evangelista quer destacar a ação de Jesus e a ação do fariseu. O texto diz que os fariseu observavam Jesus.E Jesus observa a atitude dos convidados.
Todos sempre queremos ocupar os melhores. Os lugares de destaque.Os primeiros lugares.
Ao observar essa atitude "farisaica", Jesus conta uma breve história (parábola). O que importa aqui é "quem sua eleva será humilhado, quem se humilha,será elevado".
Notemos que Jesus sugeri que sejam convidados aqueles que são considerados pecadores, coxos, aleijados, cegos, pobres. Jesus inverte o entendimento social de quem entrará no Reino de Deus. E assim, receberás a recompensa no Reino dos Justos. E mais uma realidade, justo é aquele que acolhe os excluídos, os aleijados, coxos, cegos, bem como outras pessoas consideradas excluídas pelos fariseus. Quem são os rejeitados de nosso tempo? Quem são as pessoas que discriminamos porque não são "iguais" a nós?
Pensemos não nos lugares, mas nas pessoas que discriminamos.
Lembremos, "na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade" (Eclo 3,20). "É aos humildes que ele revela seus mistérios". E ainda mais, "Para o mal do orgulhoso não existe remédio, pois uma planta de pecado está enraizada nele, e ele não sabe".
Virtudes do bom caminho, humildade e claridade
ResponderExcluir