domingo, 24 de março de 2019

"Venho procurando figos nesta figueira e nada encontro"

Lucas 13,1-9
1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam.  2Jesus lhes respondeu:'Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo.' 6E Jesus contou esta parábola: 'Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: 'Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?' 8Ele, porém, respondeu: 'Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás.'

Temos três episódios na leitura desse evangelho.
Primeiro, galileus mortos por Pilatos. Segundo, a torre de Siloé. Terceiro, a figueira.
Na primeira parte, podemos olhar através de nossa realidade, poderíamos dizer, uma chacina, um desastre.
Quando acontecem esses eventos, logo perguntamos, "Onde estava Deus"? Além disso, parece aquelas pessoas que digam, "você viu o que aconteceu na Galileia"? Quantos foram mortos"? "Essa gente não prestava mesmo"!
Na segunda cena, a torre de Siloé. Uma tragédia, quanta tantas outras que acontecem em nossos dias. 
Esses dois fatos são comuns e corriqueiros em nossos dias. Não estão ligados a castigos divinos. Não. Diferentemente, da morte de Jesus.
A terceira cena, da figueira, mostra a misericórdia divina.
Durante três anos, o dono figueira tentava colher algum fruto daquela árvore. E não conseguia. Nada lhe dava aquela árvore. Só ocupava espaço. Sugava os nutrientes da terra. Consumia água. Não produzia nada.
O dono daquela figueira, então, decide cortá-la.
Entretanto, o vinhateiro, acreditando no potencial daquela planta, pede mais uma oportunidade ao seu senhor para fazer aquela planta frutificar. O dono da figueira acata o pedido.
Ficamos olhando a planta. Mas, quem é esse vinhateiro? Surpreendam-se, é o próprio Deus, que sempre acredita nas suas criaturas.
Deus nos trata com carinho. Nos consola. Nos dá a sua Palavra. Dá-nos a água viva.
Deus acredita em cada um de nós, apesar de nossos pecados. De nossas falhas. De nossos erros. Ele sempre espera de nós coisas boas. Somos feitos a sua imagem e semelhança, devemos resplandecer esse filiação divina.
Para que possamos dar bons frutos é preciso Oração, Jejum e Caridade. 
Reflita. Medite. Ore.
Quais frutos tenho dado?
Para nos ajudar, complete a leitura de hoje com Gálatas 5,22-23.
Deus lhe abençoe.

Oremos
Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, vós nos indicastes o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado. Acolhei esta confissão da nossa fraqueza para que, humilhados pela consciência de nossas faltas, sejamos confortados pela vossa 
misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo,
vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário!