quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

O povo ficou admirado.

O texto litúrgico de hoje nos remete a dois fatos importantes na vida de Jesus, dos apóstolos, e das multidões.
Jesus está numa montanha. Levam até ele pessoas com as mais variadas doenças possíveis: mudos, aleijados, coxos, cegos.
Em seguida, vendo que não arredavam o pé de junto dele, e já passava três dias, percebe a necessidade de alimentar aquele povo.
Ao fazer a lectio divina, vos convido a meditarem sobre esses dois pontos.
Inicialmente, vejamos, Jesus subiu o monte. O lugar de encontrar Deus. Tal como Moisés, e muitos dos profetas, é no monte que Deus se revela.
Aqui não foge a regra. Jesus se revela no monte. Lá, Deus cura (Rafael). E Jesus é o Deus conosco, o Emmanuel. O Deus que vem ao nosso encontro. E de que forma ele se faz presente? Ele mostra que Deus-Pai é aquele que cura os males do corpo e da alma, e ainda, alimenta. Dá o pão que sustenta na caminhada. Na busca pela justiça, pela promoção da paz. O pão dado por Jesus é o pão que nos faz partir em missão para alimentar os famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, visitar os doentes e encarcerados, acolher os refugiados. 
Hoje, olhamos para os mudos, os coxos, os aleijados, os cegos espirituais. Pessoas que não se mexem, não veem, não ouvem os sinais dos tempos. Fechados aos clamores do povo, não conseguem louvar a Deus com a caridade, mas apenas com lábios e repetição de orações.
Jesus deixa-se encontrar naqueles que precisam serem curados e libertos da escravidão que nos aprisiona nos nossos quereres, nas nossas vontades, nas nossas necessidades.

Deixemo-nos inundar para "opção preferencial pelos pobres", marginalizados e excluídos. Façamo-nos apóstolos "da caridade com os pobres" (CNBB Doc 96, nº58), nos envolvendo "com a conquista de sua dignidade e de seus direitos econômicos, políticos e sociais" (CNBB Doc.96,nº 58).
O Evangelho de hoje, nos chama a nos deixar "tocar e sensibilizar pela miséria e pelas provações da vida" (CNBB Doc. 96. nº 58).
E assim, "o povo ficou admirado, quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel". (Mt.15,31). 
E aprendamos a anunciar o pão que é Jesus, e não fiquemos perdidos como os apóstolos: dizendo, “Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?” (Mt. 15,33)
Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!