domingo, 3 de dezembro de 2017

Vigiai!

Marcos 13,33-37: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando. 35Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. 37O que vos digo, digo a todos: Vigiai!'
Estamos iniciando a preparação para o Natal. É o primeiro Domingo do Advento. Tempo de Espera. Momento de olharmos para dentro de nós a sabermos como estamos nos preparando para a vinda de Jesus. E esta preparação não é apenas no Espírito, mas deve traduzir-se na vida do outro.
Jesus disse que os que herdariam o Reino dos Céus seriam aqueles que tivessem alimentado os famintos, dado de beber aos sedentos, vestido os nus, visitado os doentes e encarcerados, e acolhido os peregrinos. E que sempre isso tivesse sido feito a um dos mais pequeninos dos irmãos de Jesus, era a ele que o teríamos feito.
Para Jesus, esperar não é sinal de passividade. Não é para ficar sentado, à toa na vida, esperando a banda passar. Para Deus, e para Jesus, esperar é sinal de missão. Aguardar Deus que vem é ir ao encontro do outro.
Por isso, ele disse, “ficai atentos”. “Ficai atentos” para não cairdes em tentação. “Ficai atentos” para não voltar às costas para o irmão/irmã. “Ficai atentos” para fazer o bem. “Ficai atentos” para “dar bom conselho”, para “ensinar os que ignoram”, para “corrigir os que erram”. “Ficai atentos” para ter espírito conciliador: para “consolar os tristes”, para “perdoar as injúrias”, para “suportar com paciência as fraquezas do nosso próximo”. E por último, “ficai atentos” para “rogar a Deus pelos vivos e pelos defuntos”.
Mas só pode ficar atento aquele ou aquela que vigia. Portanto, “Vigiai”! E somente podemos vigiar se estivermos em atitude de oração. Em Marcos, 14,38 Jesus orienta seus discípulos a orarem para não caírem em tentação: “Vigiai e orai, para não cairdes em tentação”. E ainda acrescenta que “o Espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Quer dizer, a vontade humana pode abafar aquilo que é desejo do Espírito em nós (confira a parábola do semeador).
Na oração do Pai Nosso dizemos, “não nos deixeis cair em tentação”. Não nos deixe cair na tentação de não perdoar o nosso irmão, a nossa irmã. Não nos deixe cair na tentação de esquecermos os que sofrem. Não nos deixe caria na tentação de não crer na palavra de Deus.
Iniciamos o Advento. Que quando o Senhor voltar, nos encontre vigilantes. Atentos. Em atitude de serviço e de espera.
Oremos: “Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

2 comentários:

  1. É tempo de reflexão! É tempo de perdoar! Estamos na época de perdoar e ser perdoado
    Amar é ser amado!

    ResponderExcluir
  2. É tempo de reflexão! Tempo de Natal!tempo de renovação! Tempo de vigiar sempre! De perdoar!Tempo de perseverar!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!