quinta-feira, 12 de outubro de 2017

"Fazei o que ele vos disser"

Evangelho de Jesus Cristo segundo João 2,1-11: Naquele tempo: 1Houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham ido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar,  a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". 4"Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou." 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser". 6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!" 11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.
Hoje celebramos a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, simplesmente, Nossa Senhora Aparecida.
O texto apresentado para essa solenidade é o das bodas de Caná, onde Jesus iniciou sua atividade apostólica, segundo João, com o milagre da água convertida em vinho. Em cada época da vida, ao lermos as passagens do evangelho, uma parte se destaca mais. Nesse ano, chamou-me atenção quando Maria diz “fazei o que ele vos disser”.
Eu me perguntei, o que foi que Jesus disse que fizéssemos?
A primeira coisa foi o que registra João Evangelista, “eis que vos dou um mandamento, amai-vos uns aos outros”. Em seguida, Mateus coloca na boca de Jesus as seguintes palavras: “tive fome, me destes de comer. Estava com sede, me destes de beber. Estava nu e me vestistes. Estava doente e preso e fostes me visitar. Era peregrino e me acolhestes”.
Ainda em Mateus, lemos as bem-aventuranças. Somos chamados a mudar de vida, vivendo de um outro jeito. Construindo novas relações humanas e sociais. Fazendo nascer a “civilização do amor”. E continuou Jesus, “dai-lhes vós mesmos de comer”.
E mais, ao subir aos céus deu a ordem de que todos partissem para anunciar a Boa Nova a todas as nações, ensinando-as a observar tudo o que ele havia dito.
Hoje, diante de tantos sinais de mortes que se apresentam diante de nós (perda de direitos trabalhistas; perda de direitos previdenciários; retorno à fome de muitos pobres; perda de confiança na política e na economia; vendo terras indígenas sendo expropriadas; a Amazônia sendo vendida; corrupção; escravidão trabalhistas etc), Maria, mãe de Jesus diz, "Fazei o que ele vos disser". Aprendamos a ouvir a voz de Jesus que está nos evangelhos. Ouçamos o que ele nos pede. Façamos a sua vontade para ouvirmos “vinde benditos do meu pai”.  E lembremos, “nem todo aquele que diz Senhor, Senhor entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus”.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!