quarta-feira, 13 de setembro de 2017

"Cristo é tudo em todos"


“O Senhor é muito bom para com todos”
“Não é mole não. Rapadura é doce, mas não é mole não”. Acho interessante esse ditado popular. Quem disse que para ser doce precisa ser mole? E tem outro que trata da perseverança: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”!
Olhando as leituras de hoje, somos chamados a mudarmos de vida. E nos revestirmos de Cristo. A nos tornarmos mulheres e homens de um novo tempo. Forjar uma nova civilização, baseada no amor, no respeito, no perdão. Como disse o Papa Paulo VI, criar a “civilização do amor”.
Para construir essa nova “civilização” é preciso nos revestirmos das “coisas do alto” (Cl 3,1). Devemos fazer morrer em nós o que pertence á terra, a saber, “imoralidade, impureza, paixão, maus desejos, cobiças e idolatria” (Cl 3,5-6). Pois essas coisas não agradam a Deus.
Aqueles e aquelas que buscam fazer a vontade de Deus, que estão no caminho de um bom propósito. Que querem construir novas relações sociais, devem abandonar a “ira, irritação, maldade, blasfêmia, palavras indecentes” (Cl 9,8); e “não mentir uns aos outros” (Cl. 3,9). Esses são os jeitos que o homem velho agia em nós. Jesus Cristo nos remiu de tudo isso.
Assim, devemos viver uma vida baseada nas bem-aventuranças. Aprender com ele que a pobreza é a porta para a entrada no Reino de Deus. Que a fome será completamente saciada na glória eterna. Fome de pão e de palavra. Que os que choram não o fazem em vão. Que ser tratado com ódio nos torna semelhantes ao Cristo da paixão. Jesus nos dá uma nova perspectiva de vida. Nos faz ter um olhar mais à frente. “A quem iremos, Senhor? Só tu tens palavras de vida eterna”.
Por outro lado, Jesus nos adverte para tomarmos cuidado. Pois aqueles que, neste mundo, tem riquezas, que se fartam de comer sem se preocupar com os famintos, aqueles que vivem rindo na riqueza, e que são elogiados pela fortuna que tem, devem tomar cuidado. Sofrerão quando da passagem para o Reino. Não herdarão o reino. Não entrarão no Reino de Deus.
A palavra de hoje é dura. Muita dura. Mas pode se tornar doce, muito doce. Basta sabermos a vida que queremos no futuro. Consolação ou desolação?
Deixemo-nos moldar, cotidianamente, pela Palavra de Deus que vai nos transformando em mulheres e homens novos, revestidos da glória de Deus. Construtores da Civilização do Amor.
(fonte: Lc. 6,20-26. E Cl. 3,1-11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!