domingo, 19 de março de 2017

Hoje não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor!

Nossa tema de hoje gira em torno da água. Água que dá vida. Água que sacia. Água que conduz à vida que leva à vida eterna.
Destacamos três pontos para essa nossa reflexão: um problema moral; um problema social; um problema espiritual.
Quem era aquela mulher? O que havia ela feito para não ir ao poço no horário em que todos iam, pela manhã, quando o sol não estava tão forte. Porque as pessoas da cidade não aceitavam ela na convivência? Aquela mulher não era digna de estar junto das pessoas. Mas Deus não esquecer de nenhum de seus filhos e filhas. Deus não escolhe o horário para nos encontrar (nós até fazemos nossos horários para estarmos nas celebrações). Deus foi ao encontro daquela mulher no horário mais quente do dia. Ele vem ao nosso encontro nos momentos mais quentes de nossa existência. 
Segundo, um problema social. Judeus e samaritanos não se davam. Não se entendiam. Em outro momento, André diz a Natanael que eles haviam encontrado o Messias, Jesus de Nazaré. Quando Natanael pergunta se de Nazaré poderia vir alguma coisa de bom. O preconceito é uma realidade humana. Preconceito de cor, de raça, de sexo, de opção política. Sempre quando podemos, temos atitudes discriminatórios. Mas Jesus lhe diz que o dom de Deus é maior do que toda discriminação.
E por fim, um problema espiritual. Onde é o lugar do culto a Deus? Jesus diz que Deus é espírito. E o espírito sopra onde quer. Não podemos prender o espírito. Deus age onde quer, e quando quer. Nós podemos até querer aprisionar Deus. Mas ele não se deixa prender. Deus vai ao encontro dos seus filhos e filhas. Não é mais no templo, nem nas montanhas, mas em espírito e verdade. E o que é a verdade? A Verdade é a fazer a justiça divina. Alimentar os famintos, dar de beber aos sedentos. visitar os doentes e presos. Acolher os peregrinos. Vestir os nus. É viver tal como as bem-aventuranças.
Ao olharmos para a Samaritana, pensemos como estamos agindo nessa quaresma. Quais são as escolhas que estamos fazendo. Como estamos fazendo nosso processo de conversão.
Oremos: "Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, vós nos indicastes o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado. Acolhei esta confissão de nossa fraqueza para que, humilhados pela consciência de nossas faltas, sejamos confortados pela vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!