quarta-feira, 22 de março de 2017

"É só o amor que conhece o que é a verdade"

"Eu vim para dar pleno cumprimento a lei".
Na nossa caminhada religiosa damos muita atenção à lei. Aquilo que pode e não pode. Entretanto, Jesus nos ensina que a lei é para que a vontade de Deus seja feita, "assim na terra como no céu". Mas a lei divina não se restringe ao "pode, não pode". Mas vai além disso. A lei de Deus é para a convivência dos seus filhos. Para que possamos criar a nova sociedade, a nova civilização, a "Civilização do Amor" (Paulo VI).
Observemos as leis dada por Deus a Moisés: "honrar pai e mãe; não matar; não pecar contra a castidade; não furtar; não levantar falso testemunho; não desejar a mulher do próximo; não cobiçar as coisas alheias". São leis que se referem ao trato social. Uma nova forma de relações sociais. E Jesus foi mais além, ontem postamos como devemos nos relacionar com aqueles que nos fazem inimigos. Amando-os e orando por eles. Não resistindo com violência. 
Se estamos no período da Quaresma (para nós católicos) devemos reforçar a oração, a esmola e o jejum. Sendo assim, Jesus nos chama a olharmos para o próximo. Tive fome e sede, me destes de comer e de beber; era doente e preso, e fostes me visitar; estava nu e me vestistes; era peregrino e me acolhestes. Somo chamados a viver essa ordem, pois assim, entraremos no Reino de Deus.
Além disso, ele nos deixou um novo mandamento, "amai-vos uns aos outros".
Em outro lugar, quando foi interpelado sobre quem é o nosso próximo, deu um exemplo concreto. É a passagem do Samaritano. Um estrangeiro que vai ao encontro de um judeu que necessitava de ajuda. Lembremos que os judeus não se dão com os samaritanos.
Somos chamados hoje a vivermos a proximidade com o próximo. E a ensinar isso aos outros. Não devemos arrumar subterfúgios para não vivermos a palavra de Deus. Jamais amenizar a palavra de Deus para se adequar às nossas necessidades e às nossas vontades. Jamais falar para agradar o outro. Devemos ser honestos com a salvação das pessoas, e com a nossa.

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário!