domingo, 8 de janeiro de 2017

“Nós vimos a sua estrela, e viemos adorá-lo” (Mt. 2,2c)


Estamos tendo uma forte batalha física e espiritual. Parecemos até o povo da primeira aliança. O povo hebreu no deserto, enfrentando os outros povos. Somente Deus, o "emanu - el" (emanu=conosco; el=Deus), caminha conosco.                       
Hoje celebramos a Solenidade da Epifania. Ou seja, a manifestação de Jesus, ainda recém-nascido, a todos os povos da humanidade; neste caso, representado pelos magos.                       
Na fragilidade de uma criança está contida toda a salvação e esperança da humanidade. Esperança porque esperavam o grande dia da vinda do Senhor. Libertação porque a humanidade já se precipitava no inferno (meditação da encarnação proposta por Inácio de Loyola nos Exercício Espirituais).                       
Espiritualmente, vivemos dias de "guerra", de "confronto", de "batalha" contra o mau; contra aquele que quer destruir a raça humana. E, ao mesmo tempo, vemos na criança que nasce uma possibilidade de vida nova; de soerguimento dos abatidos; de vitalidade para os desanimados; de esperança para os desesperançados. De vida para os mortos. De libertação para os cativos. De luz para os que andam na escuridão.
A manifestação de Jesus, através de sua vida e pregação (Evangelho) nos traz a certeza de que estamos inseridos no mesmo corpo dos filhos e filhas de Deus. Em Jesus não há mais judeu ou grego, escravo ou livre, rico ou pobre. Em Jesus, participamos da mesma herança libertadora de Deus.
Hoje, Deus se manifesta em várias situações da vida real. Deus se manifesta naqueles que defendem a vida, em qualquer circunstância. Do nascimento ao fim. Deus se manifesta naqueles que não admitem assassinatos, pena de morte, aborto, massacres. Deus se manifesta naqueles que promovem a paz; Deus se manifesta naqueles que consolam os aflitos; Deus se manifesta nos despossuídos; Deus se manifesta nos que são perseguidos por causa da justiça. Deus se manifesta nos que alimentam os famintos; Deus se manifesta nos que vestem os nus; Deus se manifesta nos que dão água aos sedentos; Deus se manifesta nos que consolam os doentes e encarcerados. Deus se manifesta nos que lutam por moradia aos desabrigados. Deus se manifesta na solidariedade humana.
Ao oferecermos ouro, incenso e mirra, oferecemos nossas riquezas, materiais e espirituais. Nosso ouro, incenso e mirra são nossas Obras de Misericórdia Espiritual e Material. Ao ofertamos ao próximo o conforte para uma vida digna, estamos manifestando Deus na vida destas pessoas. “Eu vos asseguro, o que fizestes a um desses meus irmãos menores, a mim o fizestes” (Mt. 25,40). A solidariedade divina supera o sentimento humano, pois completamos em nossa vida os sofrimentos que faltaram a Cristo (Col 1,24).
Sejamos reflexo dessa luz que iluminou o caminho dos magos. Sejamos o brilho da luz que nos ilumina, na vida dos outros.

Hoje celebramos a luz que brilhou no oriente. Hoje celebramos o brilho da estrela que ilumina nossas vidas. Hoje celebramos a manifestação da vida em nossas vidas. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!