domingo, 25 de dezembro de 2016

Palavra-Luz

Hoje é dia de Natal. Dia de contemplar a presença de Deus, feito homem, como criança, no meio de nós.
Recordo o Gênesis, onde Deus convivia com a humanidade. A narrativa da criação dos seres humanos nos coloca numa intimidade tal com Deus, envoltos em sua graça, que nada poderia nos separar do amor de Deus.
Entretanto, a desobediência humana à vontade divina, nos retirou do paraíso. Da convivência com Deus. De sua graça. Deus, então, promete um retorno. Dá-nos a esperança de que o retorno é possível. A serpente terá sua cabeça esmagada pela descendência da mulher. Se por uma mulher o pecado entrou no mundo, por uma mulher a salvação virá até nós. Se o pecado nos retirou do paraíso, ou seja, da convivência com a graça de Deus, nos será dado um menino, pelo qual virá a remissão dos pecados, abrindo-nos a porta do paraíso.
Hoje é Natal! E quem nos anuncia isso? O mensageiro, aquele que vai pelos vales e pelos montes. Que não se cansa. Que leva a palavra de Deus. Que proclama a paz e a esperança. Que vai adiante dos filhos e filhas de Deus. Que aponta para o próprio Deus que vem ao nosso encontro. Que nasce. Que passa a viver as vicissitudes humana. Que experimenta nossa fraqueza. Que passa a sofrer nossas dores. Que busca anunciar a paz, a misericórdia, a esperança para todos e todas que são por ele amados. Para os que promovem a paz e buscam a justiça. Para os que são misericordiosos.
Hoje é Natal! Contemplamos um menino que nasce. Mas que já existia antes de todos os tempos. Palavra que criou e para a qual tudo foi criado. Palavra que gerou vida, e dessa vida surgiu a Luz para iluminar o caminho dos que andavam nas trevas; na escuridão do pecado; no erro; na intolerância; no desprezo; no ódio; na guerra. Luz que ilumina o mais íntimo do nosso ser. O mais escondido dos nossos segredos. Luz que ilumina a vida. Luz que veio trazer vida, e vida em plenitude.
A Palavra gerou Luz (“Disse Deus: - Exista a luz. E a Luz existiu” Gn. 1,1). A Palavra gerou vida (“Nela havia vida” Jo.1,4a), que é fonte de Luz.
E para que serve a luz? Para iluminar! E para tirar das trevas. Para apontar o caminho; por isso, “como são belos os pés do mensageiro”. Sempre há uma mensagem de paz, de esperança, de fraternidade. De vida!
Hoje é Natal! Uma luz brilha em nossas vidas. Essa luz “verdadeira que ilumina todo homem” (Jo. 1,9), vem ao nosso encontro. E todos que recebem essa luz, tornaram-se capazes de serem “filhos de Deus” (Jo.1,12), pois “não nasceram do sangue nem do desejo da carne, nem do desejo do varão, mas de Deus” (Jo. 1,13). É como disse Jesus a Nicodemos, “se alguém não nascer da água e do Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus” (Jo.3,5). E ainda, “se alguém não nascer de novo, não poderá ver o reino de Deus” (Jo.3,3). Quão bela, divina e iluminada experiência, “nascer de novo”. Jesus nasce “de novo”. Sua encarnação é um renascer. É um tornar a vida humana. É um viver essa experiência humana de ser criatura. Esvaziando-se da divindade (Fl.2,6-7), e tornando-se servo de todos, na mesma condição humana, menos no pecado.
Hoje é Natal! Pois, em Jesus Cristo, a lealdade e a fidelidade da lei que fora promulgada por Moisés foi cumprida; “faça-se a tua vontade” (Lc.22,42). E ainda, “seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt.6,10).
Hoje é Natal! E o Filho de Deus nos revela o Pai através do seu nascimento. E o Filho nos revela o Pai através de sua Luz. E o Filho nos revela o pai através de sua Palavra. E o Filho nos revela o Pai através da sua missão de mensageiro.
Hoje é Natal! Sejamos discípulos missionários dessa Boa Nova. Sejamos portadores dessa notícia que foi enviada a todos os povos (os magos), e aos pastores (povo pobre). Sejamos anunciadores da mensagem que hoje celebramos. “Paz na terra a todos os homens de boa vontade”.
Feliz Natal.

2 comentários:

Deixe aqui seu comentário!