A proposição do tema está relacionado com os nossos afazeres. Jesus é recebido em casa das irmãs Marta e Maria. A primeira, prontamente se coloca ao serviço doméstico, enquanto a outra, coloca-se em posição de quem quer ouvir o que Jesus tenha a dizer.
A cena é interessante. Existem duas posturas. A de quem serve sem ouvir, e a de quem ouve para servir.
Assim somos nós. Muitas vezes entramos num ativismo apostólico e deixamos de lado a oração, a meditação da palavra, a leitura e a direção espiritual, a confissão.
Ao elogiar Maria por ter escolhido a melhor parte, Jesus ressalta que antes de qualquer serviço, antes de qualquer atividade pastoral, antes de se começar as atividades diárias, é importante sentar-se aos pés dele e ouvir a sua palavra. Deixar-se iluminar pelo que ele tem a dizer. Clarear o dia com a Palavra de Deus. É ela o norte de nossas ações e palavras. É ela que nos faz entender o "senões" da vida. Os hiatos que nos aparecem cotidianamente. Somente a palavra de Deus nos faz suportar as dores e sofrimentos, a falta de compreensão. É ela nos alenta para seguirmos em frente.
"Maria escolheu a melhor parte". Aprendamos com Maria a ouvir a Palavra de Deus, para, em seguida, colocarmos em prática aquilo que ouvimos, meditamos e contemplamos.
São Francisco de Assis, rogai por nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!