terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. 10,21-24

Naquele momento Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

Reflexão
Iniciamos a nossa preparação para o Natal. No texto de hoje, aparecem o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Uma profunda relação de amor e de dependência da Trindade. O Espírito, fruto do amor do Pai pelo Filho é quem agem para que o Filho possa "exultar", adorar, orar, glorificar o Pai. Sem o Espírito Santo, Jesus não poderia louvar o Pai. Não podemos negar a existência do Espírito, pois é ele quem age.
Jesus louva o Pai pela revelação que fez aos pequenos. E que revelação? Somente aqueles que olham o céu, e as coisas que ele contem, e a terra, com tudo o que nela está, e percebe o Senhorio de Deus Pai, e percebem a presença de Deus, foi agraciado com a Revelação Divina.
Segundo, nas coisas da terra, está em conhecer a Jesus como Filho de Deus Pai, Senhor do céu e da terra.
Jesus reconhece que tudo lhe pertence, inclusive cada um de nós. E que isso foi um presente dado pelo Pai. E presente, se cuida com carinho.
Pai e Filho mantem uma relação íntima. Somente um conhece o outro. Somente o Pai sabe quem é o Filho. E o Filho conhece o Pai. Entretanto, não se vê o Pai, a não ser pela revelação do Filho. E o Filho revela o Pai a quem ele quer. E quem vê o Filho vê o Pai, pois as ações do Filho são frutos do Espírito que procede do Pai.
Nossa fé está firmada no testemunho dos apóstolos. Não vimos e não ouvimos. Mas esse é o nosso desejo. Mas Jesus deixou sua palavra, propaganda através dos tempos pelos apóstolos, pelos bispos, e pela Igreja.
Quem ouve, e vive a fé verdadeira, se faz um Jesus Cristo. Quem nasce da manjedoura e padece na cruz, tem a certeza da Ressurreição.
A preparação para o Natal é um momento de grande expectativa para a segunda vinda de Jesus. Vinda gloriosa, que começou na periferia do mundo e terminou na Ressurreição. 
Façamos da pequenez de nossas vidas um momento significativo de chegada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!