quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. 21,20-28

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.


Reflexão.
Queridas amigas e amigos, um texto do gênero apocalíptico. Jesus fala de Jerusalém cercada. Dias de vingança. Pessoas sendo mortas. Nações angustiadas. Homens desmaiando de medo.
Um texto para o qual devemos olhar com muita oração. As situações colocadas por Jesus se referem aquilo que vai na vida humana e em nossos corações. Quantas vezes, vivemos uma situação de desespero? Quantas queremos "vingança"? Quantas vezes, parece que vamos perder os sentidos (desmaios) pelo que vemos?
A segunda vinda de Jesus será repleta de poder e glória. Enquanto que na sua primeira vinda, ele nasceu numa gruta da periferia do mundo. O seu retorno se dará em glória. O resgate dos justos será visto por todos, assim como a danação eterna. Aqueles e aquelas que estão preparados devem erguer a cabeça, pois sabem que a salvação se aproxima.
E como saber se está preparado? Ele próprio disse, "vinde benditos de meu pai, eu estava com fome e me destes de comer; estava com sede e me destes de beber; estava doente e festes me visitar; estava preso e fostes me ver; era nu e me vestistes; era peregrino e me acolhestes".
Assim, nada abalará nossa confiança diante da segunda vinda de Jesus. Não devemos temer. Devemos orar e viver a fraternidade com os irmãos que nada tem.
Viva conforme a vontade as dicas de Deus, e nada poderá te abalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!