sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 14,1-6

"Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Diante de Jesus, havia um hidrópico. Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” E eles não foram capazes de responder a isso".

Reflexão.
O que dizer diante da "desobediência" de Jesus? A lei dizia, e ainda hoje diz, que nada deveria ser feito em dia de Sábado. Mas Jesus demonstra a hipocrisia das leis judaicas.
Esse texto nos recorda que "onde houver desespero que eu leve a esperança". Aquele homem sofria de uma doença grave. Podemos supor que estava em desespero. Carecia de esperança. Precisava que alguém olhasse para ele. Que o visse com os olhos misericordiosos de Deus. Já havia sido discriminado muito na vida. Todos o achavam um pecador. Sentia-se abandonado por Deus.
Engessados pela lei, pelo cumprimento único e restrito da lei, os fariseus não se incomodavam com o sofrimento daquele homem.
A esperança está em Jesus. Aquele homem vivia na tristeza e nas trevas. Jesus foi portador de alegria e luz na vida dele.
O evangelho de hoje nos convida a sermos sinal de esperança de alegria e luz na vida de nossos irmãos. Se as leis nos impedem de fazer o bem, devemos lembrar que Jesus colocou o ser humano, homem e mulher, em primeiro lugar.
Oremos juntos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!