quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 13,31-35

Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.

Reflexão.
O centro desta passagem de hoje está em não temer os poderosos quando o que se coloca em jogo é a evangelização. O anúncio do Reino de Deus.
Os fariseus várias vezes tentaram Jesus em assumir posições controversas para alei judaica. Em todos estes momentos, ele sempre soube se sair muito bem. Mas agora, o que está sendo colocado em jogo é a sua própria vida. Ninguém é louco de colocar sua vida em risco, mesmo que seja para anunciar o Reino.
Entretanto, a experiência dos profetas fora diferente. O encontro pessoal com Deus nos faz deixar tudo de lado, nada mais tem valor, para anunciar o que Deus nos manda que façamos. Moisés voltou ao Egito, mesmo sabendo que corria risco de vida; Isaías anunciou; Elias fora perseguido; Paulo afirmara que pregar o evangelho era uma exigência, por mais que isso custasse a sua vida. E Jesus disse que quem tivesse amor maior pela sua própria vida, não seria digno de entrar no Reino de Deus.
Herodes representa todos, e tudo, o que nos impede de anunciar o Reino de Deus. Representa o que nos afasta de sermos profetas. De sermos consagrados. De sermos batizados. Recuar é a atitude daqueles que são mornos. E a estes, Deus vomitará (Ap. 3,15-16). Jesus assume posição. Não fica em cima do muro. Enfrenta. Acredita. Crê.
Segundo, a vida de Jesus é um caminhar. Não fica parado. Não se esconde. Anuncia! Um verdadeiro peregrino. Ele sabe que suas ações provocam reações contrárias, pois libertam o povo das amarras da exclusão. O poder constituído cria regras para afastar as pessoas de Deus, da Sinagoga e do Templo. Diz quem são os puros. Quem "pode e não pode". 
Terceiro, Deus é bendito. E todo aquele que vem em seu nome também se torna bendito. E vir em nome de Deus é acolher quem precisa. Não importa religião, crença, língua, país, sexo. Vir em nome do Senhor é anunciar a libertação a todos e a todas. É mostrar que Deus nos ama, que um pai amoroso, uma mãe carinhosa.
Irmãs e irmãos, deixemos Deus agir em nossas vidas. Não tenhais medo! Vivei o evangelho em todas as circunstâncias. Assumi um compromisso, com alguma causa, por conta da força que brota do Evangelho. Tudo passará, mas a palavra de Deus permanecerá para sempre.
Oremos: "Deus eterno e todo poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!