Queridas irmãs e irmãos,
Colocamos como título de nossa postagem a frase acima. A pergunta que devemos fazer é: "Quem é o profeta?"
As leituras desse quarto domingo do tempo comum, nos incitam a pensarmos, refletirmos e orarmos como anda nossa vida de profetas. E aprendemos também que os profetas não podem temer os aparentes perigos que possam enfrentar.
Jeremias é chamado pelo Senhor. Mais do que isso, é formado e plasmado antes mesmo de nascer. Deus pensa os profetas. Deus nos chama a sermos profetas. E cada um de nós somos profetas nos ambientes em que vivemos. Se pai ou mãe, em sua casa. Se professor, em sua classe. Se trabalhador, em seu local de trabalho. Se religioso, para a comunidade. Se Bispos, Padre ou Diácono, como um outro Cristo diante dos que nos procuram.
Deus prometeu a Jeremias, "não tenha medo". Deus consagra cada um dos seus profetas.
A maior atitude de um profeta é a caridade. A caridade faz o profeta se colocar no lugar dos outros. Sofre com os que sofrem. Alegra-se com os que se alegram. Chora com os que choram. Ri com os que riem. Todos os dons proféticos devem estar subjugados à caridade. Sem ela, nossos dons proféticos de nada valem. É como o som de um sino que ressoa sem tocar os corações. É como um poema de amor que não é lido pelos apaixonados.
A caridade suporta tudo. Perdoa tudo. Ama tudo.
Ser profeta é suportar a rejeição daqueles que cresceram, ou viram crescer, o profeta. "Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria". O profeta conhece a vida de cada um dos seus. A vida do profeta é conhecida por todos. Os exemplos e Eliseu e Elias é uma mostra disso. Mas quando a própria comunidade do profeta o rejeita ele não se esconde, vai ao encontro daqueles que o ouvem e estão preparados para receber os dons de Deus que nos chegam pelos profetas.
Deixemos a palavra de Deus agir em nossas vidas. Ouçamos os profetas que Deus coloca em nossas vidas.
Oremos: "Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo o coração, e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!