segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Oração e Palavra de Deus

Na tarde do dia 30 de setembro de 2012 estive com a Comunidade Coração Novo falando sobre Oração e Palavra de Deus.
Nesta oportunidade, meditamos como orar com a Palavra de Deus. Inicialmente, fiz o seguinte questionamento aos presentes: "O que esperamos quando nos colocamos a orar?" Alguns disseram paz, outros intimidade com Deus; e ainda, respostas.
Em seguida, apresentei a frase de Santa Teresinha do Menino Jesus: "A oração é um IMPULSO do coração, é um SIMPLES olhar lançado para o céu, é um GRITO de gratidão e de amor, tanto na TRIBULAÇÃO, como no meio da ALEGRIA" (grifos meus).
Depois, a pergunta: "De onde é que falamos aos orar?" O "locus" social e espiritual. Falamos "das alturas do nosso orgulho e da nossa vontade, ou das profundezas dum coração humilde e contrito?". Em  Mateus 6,6 lemos: "quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está lá, no segredo". Ao se colocar no quarto, no lugar do segredo. No secreto do coração. Da intimidade do ser. É ai que se encontra Deus.
Uma atitude fundamental para a oração é a humildade. Ela é fundamento da oração. Em Marcos 14,36 Jesus nos mostra a sua situação de humildade: "... não o que quero, mas o que tu queres". Em João 5,30, Jesus demonstra outra atitude de humildade: "Por mim mesmo, nada posso fazer: eu julgo segundo o que ouço (...) não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou". A humildade é a disposição necessária para receber gratuitamente o dom da oração.
Existe um lugar de onde fazemos nossa oração. Aqui está o nosso poço (Jo. 4,6c-15). A maravilha da oração revela-se à beira dos poços aonde vamos buscar a nossa água. E aonde estão nossos poços? Aonde buscamos aquilo que vai saciar nossa sede de Deus? Nos diz Santo Agostinho: "A oração é o encontro da sede de Deus com a nossa. Deus tem sede de que nós tenhamos sede d'Ele". É no poço que Jesus vem ao encontro de todo ser humano. Ele antecipa-se a nos procurar. É ele que nos pede de beber.
É do coração que procede a oração do homem. É o coração que ora. Se ele estiver longe de Deus, a expressão da oração será vã. Em Marcos 8,29 e 32 temos a confirmação da proximidade e do afastamento do coração da presença de Deus. No versículo 29, lemos: "Tu és o Cristo". E quando o coração se afasta de Deus, lemos no versículo 32: "Pedro, chamando-o de lado, começou a recriminá-lo".
Para concluir, na nova aliança a oração é a relação viva dos filhos de Deus com o seu Pai. A vida de oração consiste estar HABITUALMENTE na presença de Deus e em comunhão com ele. A oração cristã na medida em que for comunhão com Cristo, dilatando-se na Igreja que é o seu corpo. As duas dimensões são as do amor de Cristo.
Orar é colocar-se diante de Deus com sua palavra. E confrontar nossa vida com a palavra de Deus.
Leia. Medite. Ore. Confronte sua vida com a Palavra de Deus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!