sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Semana Bíblica: Unidade da Igreja

Estive na noite de 28/09/2012 na Paróquia Jesus Divino Mestre, no bairro do Cachambi, no Rio de Janeiro, encerrando a Semana Bíblica. O tema da pregação estava baseado no texto de Marcos 7,24-30. Foi um momento muito rico de partilha.
Quem é esta mulher que se "joga" aos pés de Jesus?
Jesus quis retirar-se. Parar para fazer uma avaliação da missão. Procurou um lugar afastado. Fora do burburinho judaico. Do ambiente onde ele evangelizava a realizava seus milagres. Queria ficar só.
Mas o povo logo sabia aonde ele estava. Uma mulher pagã, grega, se aproximou, jogou-se aos pés de Jesus.
Ela se joga aos pés de Jesus. Não fica de joelhos. Não se prostra, apenas. Mas joga-se aos pés de Jesus. É uma atitude desesperadora. Ela queria que Jesus expulsasse o demônio que incomodava sua filha.
Mas Jesus diz que ele foi enviado para os filhos de Israel: "Deixa que primeiro os filhos se saciem, porque não é bom tirar o pão dos filhos e atirá-los aos cachorrinhos".
A mulher entende que para ser atendida, é necessário ter uma fé maior do que necessário. É preciso mostrar a Jesus que todos o veem como o Messias. Ela não desiste. E diz: "É verdade Senhor; mas os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos".
Vejam sua situação. Ela se reconhece uma pessoa pequena. Não inútil. Coloca-se debaixo da mesa, e diz que come as migalhas dos filhos. Lembro que as crianças eram as últimas a se alimentarem. E as migalhas cairiam se as houvesse.
A mulher demonstrou tão grande fé que obteve a cura de sua filha. A fé não pode ter obstáculos. Nada pode impedir de chegarmos até Jesus.
Façamos desta meditação um momento para refletirmos sobre o ano da Fé. Clique aqui e leia a carta de Bento XVI.
Deixo o registro fotográfico.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!