segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Eclesiástico 27,33-28,9

Queridas irmãs e irmãos,
Não posso deixar de fazer o comentário das leituras de ontem. O tema do perdão é muito caro dentro de nossas comunidades e da nossa vida.
Queremos sempre ser perdoados. Buscamos o sacramento da Penitência. Mas estamos perdoando àqueles que nos ofenderam ("... perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aqueles que nos tem ofendido".)?
Em nossos dias, caiu no lugar comum missas de cura e libertação; orações de cura. Muitos de nossas irmãs e irmãos querem ser curados. Buscam até problemas para oferecer a Deus para serem curadas ou curados.
Mas o livro do Eclesiástico é claro: "Se alguém guarda raiva contra o outro, como poderá pedir a Deus a cura? (Eclo 28,3).
A Palavra de Deus nos ensina que a cura maior é o perdão. Perdoar nos livra de todos os males. A pessoa que vive rancorosa e com raiva traz para si muitos problemas de saúde. Isso já é comprovado pela ciência médica. As pessoas que guardam rancor e raiva sofrem de depressão, estresse, problemas no fígado, no estômago etc. Tantas manifestações fisiológicas da raiva. Se queremos ser pessoas verdadeiramente livres, devemos perdoar. Perdoar sempre. É isso que prometemos a Deus na oração do Pai-nosso.
Olhemos para o Evangelho com certo cuidado. Há alguém acima de nós que nos pode perdoar todas as nossas ofensas, pecados. Mas cabe a nós fazermos o mesmo.
Não deixe essa palavra passar em branco em sua vida. Aproveite a oportunidade que Deus nos tem dado para mudarmos de vida e nos convertermos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!