Comentário: O evangelho de hoje nos fala de Origem. Esse tema é muito importante em nossa vida. De onde viemos? Qual a nossa origem? Como surgiram os planetas? Uma pessoa quando descobre-se adota, sai em busca de sua origem?
Da mesma forma, Jesus tem uma origem. Ele não surge do nada. É Deus. Mas também homem.
O leitura de hoje nos coloca diante de duas origens de Jesus: a histórica e a divina.
Sua origem histórica está ligada ao rei Davi. De geração em geração Mateus nos mostra a importância do reconhecimento de que Ele é aquele que havia sido anunciado pela boca do próprio Rei. Sendo descendente de Davi, ele também é Rei. Sua realeza é uma realeza humana, não perdendo a divina.
A segunda origem de Jesus está na humanidade de sua mãe e de seu pai, mas que o torna divino. A concepção divina de Maria faz de Jesus homem e Deus. O Espírito Santo nos santifica. Nos dá a linhagem divina. Tudo o que o Espírito Santo santifica se torna santo. Por isso, os sacramentos. Na divindida de Jesus, somos também divino, pois somos herdeiros atavés daquele que é Rei. Na Igeja realiza-se a divindade e a humanidade de todos nós. Pertencer à Igreja, e viver a santidade exigida pelos sacramentos, nos torna santos e pessoas humanas mais dignas.
Na festa da Natividade de Nossa Senhora, aprendamos a buscar nossa origem em Deus. A servi-lo como a própra Maria o serviu. Coloquemo-nos diante do Filho e digamos nosso sim, assumindo o mistério da sua encarnação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!