segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"Os discípulos ficaram muito tristes".

No Evangelho de hoje (Mt 17,22-27), Jesus comunica aos seus discípulos que ele morrerá, mas ressuscitará.
"Ficaram tristes". A tristeza é um sentimento inerente a humanidade. Ficar tristeza não deve ser para nós causa de desespero. A tristeza nos faz lembrar que existe a felicidade. Aquele, ou aquele, que se deixa levar pelo sentimento da tristeza não percebe que a felicidade é o passo seguinte.
A tristeza é provocada por vários motivos: não conseguirmos o que queremos, decepção com alguém, sem motivo aparente, um sonho que tivemos, uma vontade frustrada.
Os discípulos achavam que Jesus não poderia passar por sofrimento algum. Ele era o filho de Deus, e como tal, não poderia viver as intempéries da vida. Jesus pode tudo (e ele sabia disso). Mas era preciso que ele passasse pela experiência da morte para saber como era.
Isso deixa os discípuolos tristes. Mas Jesus afirma que ressuscitará no terceiro dia.
Parece muito tempo. A morte é uma experiência traumática. Experar três dias parece uma eternidade. Ficar triste por muito tempo é um tortura. Três dias parece uma eternidade.
Mas Jesus sabe que a glória de Deus não tem tempo nem espaço. Céu e terra estão cheios da sua glória. A glória virá para aqueles que esperam contra toda esperança.
Coloquemo-nos diante de Jesus sacramentado e façamos de nossa tristeza a certeza da ressurreição no terceiro dia.
Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!