segunda-feira, 21 de setembro de 2009

"Os discípulos não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar!"

Prezados irmãos e irmãs,

No evangelho de ontem a frase título de nossa reflexão é ponto importante de meditação.
Os discípulos não compreendiam estas palavras. Mas que palavra os discípulos não compreendiam? "O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão". Em Marcos, essa instrução se encontra logo após a resposta fundamental da pergunta: Quem é Jesus? Essa é a pergunta que Marcos que levar aos seus leitores a responderem.
Pedro havia dito que ela era o filho de Deus vivo. Nesta pergunta está imbutida toda o poderio de Jesus. o Filho de Deus não poderia morrer. O Filho de Deus não poderia sofrer. Ele é o messias.
Neste evangelho, Jesus mostra como será seu messianismo. Um messianismo de cruz. De sofrimento. De morte. Em seguida, a ressurreição.
Mas os discípulos tinham medo de perguntar. Medo porque eles sabiam que Jesus diria que eles deveriam passar pelo mesmo sofrimento. Eles não queriam ouvir isso da boca de Jesus. Ficando com a dúvida poderiam supor o que quisessem. Inclusive fugir do sofrimento. Inclusive correndo na tentação de querer ser o dominador dos outros, sendo o primeiro.
Tiago enumera quais são os sentimentos daqueles que querem seguir o que determina o mundo, aquilo que é contrário ao evangelho de hoje: inveja, rivalidade, brigas, guerras richas etc.
Aqueles que fazem a experiência profunda de Jesus, e a vivem verdadeiramente, recebem a sabedoria que vem do alto que é pura, pacífica, modesta, conciliadora, chei de misericórdia, de bos frutos, sem parcialidade, sem fingimentos.
Ao justo é armada cilidas. Os ímpios, os pecadores, tramam a morte daquele que nos mostra os nossos erros. Aqueles que apontam as nossas faltas são rejeitados por nós. Fugimos dessas pessoas.
Irmãos e irmãs, continuemos a meditação de nosso domingo. Reflita durante a semana qual a sua atitude diante de Jesus. Retome os textos. Aprofunde em oração.
Deus abençoe a todos e a todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!