sexta-feira, 31 de julho de 2009

Inácio de Loyola

Prezados irmãos e irmã,

Hoje celebramos a festa de Santo Inácio de Loyola. Santo do fim da idade média, início da Idade Moderna, viveu as transformações do século XVI. Foi um homem do iluminismo.
Inácio era militar espanhol. Vivia das honras militares. Num conflito, teve sua perna quase que amputa. Em sua convalecência, pediu livros de arte da guerra para ler. Como na casa não os tinha, foi-lhe oferecido uma bíblia e a vida dos santos. Ao ler esses livros, Inácio começou a lê-los. E ai percebia que havia um movimento interior. Observou que ao deixar de lado os livros sagrados, uma alegria permanecia por um tempo maior.
Enquanto os pensamentos mundamos lhe davam apenas uma alegria momentânea. A partir dai, formulou o Discernimento dos Espíritos.
Além disso, sistematizou a leitura orante da bíblia: colocar-se na presença de Deus; ler o texto; ouvir o que ele tem a dizer; colocar-se dentro do cena meditada; refletir e tirar proveito; anotar o que sentiu.
Hoje, recordar Inácio de Loyola é retornar a uma escola de oração que não necessita nos tirar de nosso dia-a-dia. É uma escola de Nazaré: escutar e guardar no coração. Viver o que se orar. Pregar. Ser rejeitado como Jesus o foi.
Ó Senhor, por intercessão de Inácio de Loyola, dê-nos o descernimento para encontrarmos e fazermos sua vontade. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!