Prezados irmãos e irmãs,
Nossa reflexão de hoje está em Marcos 12, 28-34.
Um mestre da lei interroga Jesus sobre qual é o primeiro mandamento. Podemos afirmar que o mestre da lei é um conhecedor das escrituras. É um estudioso. Ele faz uma pergunta báscia. É a pergunta que todos nós deveríamos nos fazeri diariamente. É a pergunta que as catequistas deveriam ensinar as crianças, aos adolescentes, aos jovens, aos adultos, aos idosos. Deveria ser a pergunta inicial ou conclusiva de toda homilia ou pregação: "Qual é o primeiro de todos os mandamentos?"
O primeiro é este: Amarás o Senhor teu Deus. Mas de que forma? De todo o coração, de toda tua alma, de todo teu entendimento, com toda a tua força.
Amar com o coração é dar a vida. É colocar-se livremente nas mãos de Deus. De toda alma, é deixar que aquilo que é a sua fonte vital ame o criador. De todo entendimento, é deixar que a razão aceite a presença de Deus. E com toda a força, com todo empenho, sem que nada atrapalhe. Todos os meus esforços devem estar direcionados para Deus.
Mas esse mandamento não está só. Deus é uma comunidade. Uma partilha de três pessoas que se preocupam mutuamente um com o outro. Assim, o amor a Deus deve levar o amor ao outro, ao próximo. Ninguém pode dizer que ama a Deus, que não viu, se não ama seu irmão que se vê, nos diz São João.
O mestre da lei reconhece que Jesus fala do próprio Deus. E afirma que aquele que pratica esses mandamentos está muita mais a frente do que holocaustos e sacrifícios.
Jesus afirma que o estudioso não está longe do Reino de Deus. Isto é, só lhe falta recohecer em Jesus o amor do Pai. Basta ver que Jesus é a concretização do amor divino por nós.
Peçamos ao senhor que nos ilumine para que Deus seja, verdadeiramente, tudo em nossa vida.
Deus abençoe a todos e a todas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!