quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

"O que torna o homem impuro é o que sai dele!"

Prezados irmãos e irmãs,

Nossa liturgia de hoje está em Gn 2,4-9.15-17 e Mt 7,14-23.
Em Gênesis vemos a narração da criação do jardim do Édem. Muita se fala e expecula em relação a esse lugar. Mas como nossa bíblia não é um livro de ciências, e sim um livro da experiência religiosa de um povo, vamos colocar algumas inspirações que tive durante meu momento de oração.
Primeiro, Deus forma as coisas. Deus dá existência a tudo. Tudo, para ter vida, precisa de água. Água é fonte de vida. Cuidar da água e da terra é obra de misericórdia, pois a vida brota dai, e terra e água são criações de Deus.
Em seguida, Deus cria o homem. Mas esse ainda não tem vida. A vida dada ao ser humano vem do sopro de Deus. Sopro na bíblia é o mesmo que espírito. A raiz é a mesma. Nós somos moldados apartir de Deus. Entender-se criado por Deus e entneder-se parte da natureza. É enterder-se parte do que foi criado. É entender-se como senhor das coisas, irmãos do próximo.
Terceiro, as duas árvores: da vida e do conhecimento do bem e do mal. Não vamos entender isso como uma proibição do estudo. Deus que que o homem e a humanidade construa o conhecimento. O que Deus deixa registrado é que o conhecimento científico não pode ser absolutizado, pois só Deus é absoluto.
Quarto, "se comeres desse fruto morrerás". Eta palavra difícil. Quando queremos nos igualar a Deus provocamos a nossa morte. Deixamos de lado aquele sopro vivificante. Queremos achar que o nosso sopro é suficiente. E ai nossa alma morre.
O Evnagelho fala de impureza. A primeira leitura fala de comer da árvaro da vida. O impulso de comer da árvore "proibida" não vem de fora, mas de dentro do homem. O desejo acontece dentro de cada um de nós. Alguém pode até mentir para que pequemos, mas se nossa fé é profunda, saberemos que decisões tomar.

E ai Jesus fala que o que é impuro é aquilo que sai pela nossa boca. A boca é um órgão perigoso. Ela mata. Ela mente. Ela julga sem provas. Mas, ela constroe, une, cria laços de amizade, compreende.

Aprendamos com Jesus. Deixemos que de nossas bocas sá saim palavras boas, palavras que edifiquem os corações, palavras que possasm construir a paz, palavras que levem a união das pessoas.

Deus abençoe a todos e a todas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!