quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

"Escolhe, pois, a vida!"

Prezados irmãos e irmãs,

As leituras de hoje estão em Dt 30,15-20 e Lc 9,22-25.
Aparentemente, nada haver uma com a outra. Mas nossa refelxão caminha no sentido contrário. Essas duas leituras se complementam.
O título dessa postagem é o lema da CF-2008. Espero que todos se lembrem.
Na primeira leitura, Deus apresenta um projeta de vida para o povo. Deus coloca um projeta de vida diante de cada um de nós. Deus nos dá a liberdade de escolha. Em nenhum momento Deus impoem sua vontade ao ser humano. Deus quer que nós façamos nossa opção livremente. É a liberdade. Em minha oração pessoal, Deus me questiona: sei usar minha liberdade corretament? Estou escolhendo caminhos que geram vida, ou os que levam a morte? Estou pronto para adentrar à terra que vai além do Jordão? Estu pronto para caminhar, seguindo no deserto de minha vida?
Escolher a vida é amar a Deus, obedecer sua palavra e sua voz, apegar-se a ele, somente assim poderemos habitar na terra do Senhor, aquela que Deus nos preparou e nos prometeu.
Aqui fazemos a ponte com o Evangelho de hoje.
O povo do Antigo Testamento estava caminhando no deserto quando recebeu a palavra meditada acima. Agora são os discípulos e apóstolos de Jesus que ouvem de sua boca: é preciso sofrer muito, ser rejeitado, ser morto para ressuscitar. Numa sociedade onde o sofrimento é rejeitado, onde sofrer está fora do vocabulário da maioria das pessoas, essa palavra soa estranha. Não há ressurreição sem cruz. Não há terra prometida sem deserto. Não há vida sem morte. Se estamos dispostos a seguir Jesus devemos deixar nossas vontades de lado. Devemos esquecer aquilo que nos gera morte, por mais que isso nos leve a romper com pessoas, e situações, que nos parecem importantes.
Renunciar a si mesmo é deixar seus projetos pessoais de lado. É se dedicar às coisas de Deus. É ser um missionário constantemente em qualquer lugar onde se esteja.
Tomar a própria cruz é saber aceitar as adversidades da vida. É compreender no nosso sofrimento diário a presença de Deus.
A lógica de Deus e de Jesus é diferente da do mundo. Quem perde a vida se salva. Nosso horizonte está além do Jordão. Nossa terra não é essa. Temos um outro lugar para viver. Se quisermos fincar nossas raízes nesse chão não conseguiremos transpor o Jordão. Não conseguiremos ir além. Não ressuscitaremos com Jesus.
Pensemos onde queremos chegar. Qual a nossa meta: essa terra, ou o além Jordão. Esse mundo, ou a vida eterna.

Deus abençoe a todos e a todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!