quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

"Animai-vos uns aos outros"

Prezados irmãos e irmãs,

Inicalmente, venho desculpar-me pela não atualização desta página desde o dia 20 de dezembro. Tive muitas solicitações durante esse tempo. Isso não significa dizer que eu não tenha rezado. Apenas não tive temo de partilhar com vocês minhas reflexões.
Mas volto agora. Espero que não tenham desanimado em vossas orações.

A liturgia de hoje nos mostra Jesus integrando as pessoas à comunidade: seja ela social ou religiosa.
Na primeira leitura, o autor da cara aos hebreus relembra aos leitores que no deserto o povo havia tentado Deus. Muitos corações transviados leveram o povo a afastar-se de Deus e de seu caminho. Isso serve de exemplo para nós nos dias de hoje. Entre nós há muitas pessoas que querem, por suas práticas e palavras, afastar-nos de Deus. Hoje temo muitos apelos ao nosso redor: televisão, rádio, internet, shoppings, fast-foods etc. Deixamo-nos guiar pela palavra de um artista, de um comentarista de rádio, por um locutor, por um escritor. Muitos de nós ficamos mais atentos à palavra daqueles que defendem a morte, e deixa,m de lado a vida.
O autor da carta aos hebreus nos lembra que nossa fé é uma fé comunitária. Uma fé que se preocupa com o outra e não conosco apenas. Não é uma fé individual, mas uma fé coletiva, comunitária. Devemo-nos importa-nos uns com os outros. Incentivar a fé comunitária.
Jesus nos reintegra na comunidade. Ele nos limpa de toda impureza (pecado) que existe em nós. Mas ele não exige que sejamos puros. E ai continuaremos fora da comunidade. Excluídos da convivência.
O leproso se aproxima. Numa atitude de humildade, ajoelha-se. Coloca-se abaixo. Já era um excluído, não poderia aproximar-se de ninguém. Mas colocou-se abaixo dos ditos "puros". Mas o leproso (doente) reconheceu em Jesus o poder divino de cura. Jesus numa atitude de compaixão, cura. Mas após a cura, Jesus manda o leproso cumprir o ritual de purificação: aprsentar-se ao sacerdote. Assim agimos na confissão. Procuramos o sacerdote, reconhecemos o poder curador de Jesus. Jesus perdoa os pecados. Manda-nos cumprir o ritual de purificação, penitência.
Reintegrado à comunidade, o leproso pode anunciar a presença de Jesus. Nenhuma fé, nenhuma cura pode ficar escondida com alguém. Devemos anunciar. A comunidade deve ser animada por todos aqueles que fizeram seu encontro pessoal com Jesus.
Queridos irmãos, pensemos naquilo que Jesus opera em nossas vidas diariamente. Contemplemos as ações de Jesus. Sejamos anunciadores da presença do Senhor no meio da comunidade.
Deus abençoe a todos e a todas.

2 comentários:

  1. Meu caro amigo Gayoso,

    Certamente as férias estão lhe fazendo muito bem. Seus comentários foram de um profundidade tamanha nos fazendo ter esperança em um mundo melhor. Muito mais voltado para as coisas de Deus do que as coisas da terra.
    PARABÉNS!!! Continue assim...

    abraços do amigo,
    Guilherme

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por seu retorno. Seus comentários nos fazem falta. Já esta na corrente sanguinia. Em mim, particularmente, no DNA. Comentários simples, porém, profundos. Obrigado, beijos. Seu Pai.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!