terça-feira, 18 de novembro de 2008

Que caminho seguir?

Prezados irmãos e irmãs,
A litrugia de hoje é muito densa. É um "tapa" na cara de todo aquele que quer viver sinceramente sua fé.
Na primeira leitura, João, no Apocalipse, nos faz refletir sobre nossa conduta. Através de uma revelação divina, ele diz que Jesus nos interpela dizendo: "Conheço a tua conduta."
Deus sabe o que temos feito. Que fé temos professado. Que ações temos realizado para que a vontade Dele seja feita "assim na terra como no céu". Jesus conhece a nossa conduta. Ele nos pede que lembremos daquilo que nos tem sido ensinado. Aquilo que temos ouvido. Manda-nos observar, converter-se.
Aquilo que é morno não agrada a Deus. Não podemos comungar e continuar agindo do mesmo modo. Diz uma música religiosa: "comungar é tornar-se um perigo, viemos pra incomodar..." Aquele que é morno, aquele que não vive sua fé verdadeiramente em todos os ambientes, será vomitado. Jogado fora do Reino.
Vamos ao evangelho. Zaqueu era esse homem. Vivia uma fé morna. Enquanto louvava a Deus de um lado, pelo outro, massacrava o povo com a cobrança indevida de impostos. Zaqueu tinha uma conduta não condizente com sua fé. Com sua prática religiosa.
O que mais nos salta aos olhos é que não foi ninguém que disse isso para ele. Ele chegou a essa conclusão pelo simples fato de contemplar Jesus. De querer ter um encontro pessoal com o Senhor.
Zaqueu larga a vida morna que levava. Reconhece os seus erros. Demonstra, através de atos, que vai mudar de atitude diante daqueles os quais ele havia defraudado, roubado.
Quantas vezes em nossas vidas nós roubamos nossos irmãos e não nos damos conta disso. Quantas vezes cobramos mais do que alguém pode dar. Quantas vezes não reconhecemos nossos erros.
Contemplamos Jesus. Oramos a Jesus. Mas nossos irmãos continuam com fome. Nossos irmãos continuam sem terra para plantar, sem casa para morar, sem saúde, sem educação. Hospitais mal aparelhados. Profissionais mal remunerados.
Meus irmãos e irmãs, duas leituras que nos incomodam. Duas leituras que nos deve levar a ação. Duas leituras que devem provocar indignação dentro de nós. Duas leituras que devem nos tirar de uma ação morna. Ou sim, ou não. O mais ou menos é abominável para Deus.

Deus abençõe a todos e a todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!