terça-feira, 2 de julho de 2024

“Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?”



Mateus 8,23-27

Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia. 25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

Meditação
De um fato concreto, tiramos algo para a nossa vida espiritual.
A cena nos é conhecida. Ela é contada tanto por Mateus, quanto por Marcos, com algumas pequenas diferenças que não prejudicam o contexto.
Um barco com Jesus e seus discípulos enfrentam uma tempestade no mar. Para quem trabalha no mar sabe quais são as dificuldades de se passar por essa situação, desesperadora.
Diante da agitação do barco, os discípulos ficaram apavorados, com medo. Enquanto isso, Jesus dormia como uma criança que é agitada pelo colo da mãe/pai.
O medo dos discípulos transformou-se em momento de palavras de esperança de Jesus, "porque tendes tanto medo, homens fracos na fé"?
Então, repreendeu o vento. Houve uma calmaria. Os homens ficaram admirados. Como assim? Aquele que expulsa demônios, que cura leprosos, que faz cegos voltarem a ver, a mudos falarem, consegue dominar até as forças da natureza?
Sim. O Pai tudo criou para o Filho, portanto, o Filho tem autoridade sobre toda a criação também, sobre todo o universo, sobre todo o cosmos.
Tendo Jesus toda essa autoridade, não teria ele também autoridade sobres nossos sentimentos que nos paralisam?
O medo é um sinal de que nos achamos mais importantes que o próprio Jesus. Que fazemos as coisas para nós, e não para Deus. Ao nos colocarmos à disposição de Deus para qualquer serviço que seja, Deus, através do Espírito Santo, enviado por Jesus, realiza a obra.
Portanto, não tenhamos medos e receios. "Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça, e tudo vos será acrescentado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!