domingo, 23 de agosto de 2020

Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja

Papa Francisco - Fortaleza 

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16,13-20

13 Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou a seus discípulos: 'Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?' 14 Eles responderam: 'Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas.' 15 Então Jesus lhes perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?' 16 Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.' 17 Respondendo, Jesus lhe disse: 'Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus.' 20 Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.

Palavra da Salvação.

Reflexão.

A pergunta principal, "E vós, quem dizes que eu sou"? Essa pergunta inquietou e inquieta muitas pessoas, Em todos os tempos queremos saber quem é Jesus.
Hoje, poderíamos fazer a mesma, quem as pessoas dizem que é Jesus? Ouviríamos muitas respostas: um revolucionário, a revelação misericordiosa do amor do Pai; Jesus é tudo. E por aí vai. 
Essa pergunta, e sua resposta, são fundamentais para que possamos assumir o compromisso integral de sermos discípulos dele. Ela remete-nos a nossa vida, à nossa vontade, à nossa liberdade, o nosso entendimento. Responder a essa pergunta exige uma mudança de vida, de paradigmas, de atitudes. 
Os discípulos conviviam com Jesus. Ouviam suas palavras. Viam seus milagres. Participavam dos enfrentamentos que Ele teve com os fariseus, saduceus, doutores da lei. Viam como ele acolia os pecadores, os leprosos. Ouviram que a doença não era castigo de Deus. Que Deus é pai de todas e de todos. E que são aqueles que se afastaram do criador que precisam dele, e não os considerados "bons", santos, perfeitos. 
 "E vós, quem dizes que eu sou"? Essa é a pergunta que ecoa em nossos corações, em nossas mentes hoje. Quem é Jesus Cristo para mim? Ao responder que ele era o Filho do Deus vivo, Pedro percebeu que isso teria implicações em sua vida. Primeiro, se esse é o Filho de Deus estamos diante de Deus, e a Deus ninguém jamais viu. Mas estamos vendo seu Filho. E se o Pai e o Filho são um, eles estavam diante do Pai, pois quem vê o Filho, vê o Pai.
Segundo, ele é Filho do Deus Vivo. Se Deus é vivo significa que devemos gerar vida na vida nos outros. Não podemos defender políticas de morte, de segregação. Somos irmãos entre nós, sem hierarquizações. Sem distinções. Somos servos, e não patrões. "Entre vós não deve ser assim". Essa revelação de que Jesus é o Filho de Deus somente pode ser revelada pelo Pai através do Espírito Santo.
Assim, Santo Inácio de Loyola sempre dizia que nas orações deveríamos pedir mais conhecimento de Jesus para mais amá-lo e segui-lo. 
Em seguida, temos duas outras inserções no texto. Uma na qual Jesus diz que sobre Pedro a sua igreja será construída. E, podemos ficar confusos com isso. Mas, o que nos diz Jesus é que sobre Pedro a obra iniciada por ele vai se perpetuar na história da humanidade. Pedro passar a ter a missão de confirmar na fé seus irmãos e irmãs. Quando não mais tivermos Jesus, Pedro será aquele que dará a vida por nós, e assim sucessivamente. Aqui toco num ponto sensível para nós, o Papa. Existem pessoas que não gostam das palavras, dos gestos, das ações do Papa Francisco. Tenho dito para essas pessoas que tomem muito cuidado. O Papa recebe a unção do Espírito Santo. Então, toda fala contrária a ele é cometer um pecado grave. 
A terceira coisa a nos ser revelada, "tudo aquilo que ligares na terra será ligado no céu. E tudo aquilo que desligares na terra, será desligado no céu". Jesus dá a Pedro o poder e a autoridade de, em nos confirmando na fé, indicar o caminho do Reino dos Céus. Pedro vai apontar o caminho. Isso é o que vai nos ligar ou desligar dos céus.

Ao meditarmos essa passagem de hoje, possamos dizer junto com o salmista, "completai em mim a obra começada". Amém.

Um comentário:

  1. Seguindo a palavra de Jesus estamos no caminho certo que é o caminho do bem!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!