domingo, 9 de agosto de 2020

Assim que subiram no barco, o vento se acalmou

Décimo Nono Domingo do Tempo Comum – Pedro desceu da barca e ...

Primeiro Livro dos Reis 19,9a.11-13a

Ao chegar ao Horeb, o monte de Deus, 9 ao profeta Elias, entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos: 11 'Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar'. Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto. 12 Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa. 13a Ouvindo isto, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta.
Palavra do Senhor.


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 14,22-33

Depois da multiplicação dos pães, 22 Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. 23 Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. 24 A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25 Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. 26 Quando os discípulos o  avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: 'É um fantasma'. E gritaram de medo. 27 Jesus, porém, logo lhes disse: 'Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!' 28 Então Pedro lhe disse: 'Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.' 29 E Jesus respondeu: 'Vem!' Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30 Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e começando a afundar, gritou: 'Senhor, salva-me!' 31 Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: 'Homem fraco na fé, por que duvidaste?' 32 Assim que subiram no barco, o vento se acalmou. 33 Os que estavam no barco, prostraram-se diante dele, dizendo: 'Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!' 

Palavra da Salvação.

Reflexão.

Nossa reflexão de hoje até poderia somente se ater ao evangelho. Entretanto, fiz a opção de trazer a experiência de Elias em relação a Deus.

Dois homens. Elias e Pedro. Duas histórias, uma no Horebe (monte) e outra no Mar (Galileia). Duas histórias separadas pelo tempo entre si (e distante de nós), mas que falam aos seres humanos de hoje com muita clareza. Muita força. Muita propriedade. Sempre que a Palavra de Deus me toca assim, eu me recordo de Paulo escrevendo para Timóteo e dizendo que a escritura é útil "para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra" (II Tm 3,16-17)

Sendo assim ,vejamos. Elias está fugindo da perseguição da rainha Jezebel. E vai se refugiar na montanha de Deus, o Horeb. Ali, Deus diz que vai passar diante dele, e ele terá que reconhecê-lo. Fogo, Terremoto, Vento Forte. Deus não estava nessas forças. Logo depois, uma brisa suave sopra, e Elias percebe a presença de Deus. Primeira lição, Deus se faz presente na brisa, na suavidade, no silêncio. Ele não se apresenta naquilo que incomoda o ser humano, na agressividade. "Deus é amor". Deus é amável. Ele restaura as nossas forças, como diz o Salmo. Deus se revela no silêncio.

Então, vejamos o evangelho. Olhemos para a figura de Pedro. Veja onde ele se encontra, barco-mar-barco. 
Primeiro, Pedro está na "segurança" do barco, enquanto esse navega pelas águas tranquilas. Até aquele momento, Pedro, homem experiente do mar, se sente seguro e tranquilo. 

Mas, por volta das 3 horas da madrugada, no meio da vigília, esse barco começa a ser atormentado pelo vento e pelas ondas altas e forte impulsionadas pelo vento (lembremos os três elementos da primeira leitura). Os discípulos começam a temer pela própria vida. Ao olharem ao longe, veem um vulto sobre as águas. Ainda não reconhecem Jesus. Pensam ser um fantasma, como se isso existisse. Começam  gritar. Jesus, percebendo o desespero deles diz, "Sou eu" (essa era a expressão utilizada para se falar de Deus). Pedro diz, "Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água". É preciso checar a informação. E Jesus diz, "Vem"! Pedro sai da barca.

No mar, andando sobre ele, ainda venta forte, e as ondas são agitadas pelo vento impetuoso. Até aquele momento, não se havia notícias de que um pescador pudesse caminhar sobre as águas, e mais ainda, sobre águas revoltas pelo vento, com ondas fortes. 

Está Pedro sobre as águas. Mas, algo acontece. Pedro toma consciência do que está acontecendo. Fraqueja na fé e na coragem. E começa a afundar. Que cena linda. O pescador começa a virar peixe. Já perceberam isso? O pescador, ao começar a afundar, e ir para o fundo do mar, passa a ser peixe. E grita, "Senhor, salva-me"! E Jesus, que não tinha como ofício ser pescador, pesca Pedro. Resgata o discípulo das intemperes do mar. Das agitações das ondas. Do vento forte.

Os dois, então, voltam para a barca. Terceira parte da trilogia barca-mar-bar. Assim que voltaram à barca, toda a tormenta cessou. E todos reconheceram a filiação divina de Jesus. E Jesus ainda acrescentou que eles eram fracos na fé. 

Lições. Deus não se faz presente nas agitações do dia-a-dia. Deus não é força, apesar de ser poder. Deus se revela aos seres humanos na serenidade, e essa pode estar na montanha. Deus se revela nas agitações da vida, ele nos resgata de tudo que possa nos tirar a paz e a coragem. Deus nos restabelece a fé, mas é preciso ter coragem. É preciso ouvir a sua palavra e a por em prática. É preciso assumir na nossa vida a profecia e a condução do povo.

Deus tudo pode. Quantas vezes, na barca de nossa vida pessoal, de nossa vida eclesial, de nossa vida comunitária, de nossa vida familiar, nos vemos agitado por tantos ventos? Até nos parece ventos fortes que nos desestabilizam. Mas, o evangelho de hoje nos mostra que diante de nós está Jesus, está sua palavra, está sua vida. Se tivermos a coragem de caminhar sobre as nossas agitações, com Jesus, tudo será superado. Às vezes, é necessário passar por essas agitações para renovarmos nossa confiança no Senhor. 

Sempre tenha fé. Tenha Coragem! Confie, por mais que ventos impetuosos e ondas fortes agitem sua vida. Amém.

6 comentários:

  1. Muita boa sua reflexão de hoje! Sim, devemos ter serenidade nos momentos difíceis, mesmo que a turbulência seja muito grande. Precisamos ter calma porque Jesus nos auxiliará no momento que precisamos. Sempre está com a gente e devemos confiar na sua providência!

    ResponderExcluir
  2. Muita boa sua reflexão de hoje! Sim, devemos ter serenidade nos momentos difíceis, mesmo que a turbulência seja muito grande. Precisamos ter calma porque Jesus nos auxiliará no momento que precisamos. Sempre está com a gente e devemos confiar na sua providência!

    ResponderExcluir
  3. Muita boa sua reflexão de hoje! Sim, devemos ter serenidade nos momentos difíceis, mesmo que a turbulência seja muito grande. Precisamos ter calma porque Jesus nos auxiliará no momento que precisamos. Sempre está com a gente e devemos confiar na sua providência!

    ResponderExcluir
  4. Muita boa sua reflexão de hoje! Sim, devemos ter serenidade nos momentos difíceis, mesmo que a turbulência seja muito grande. Precisamos ter calma porque Jesus nos auxiliará no momento que precisamos. Sempre está com a gente e devemos confiar na sua providência!

    ResponderExcluir
  5. Muita boa sua reflexão de hoje! Sim, devemos ter serenidade nos momentos difíceis, mesmo que a turbulência seja muito grande. Precisamos ter calma porque Jesus nos auxiliará no momento que precisamos. Sempre está com a gente e devemos confiar na sua providência!

    ResponderExcluir
  6. Muita boa sua reflexão de hoje! Sim, devemos ter serenidade nos momentos difíceis, mesmo que a turbulência seja muito grande. Precisamos ter calma porque Jesus nos auxiliará no momento que precisamos. Sempre está com a gente e devemos confiar na sua providência!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!