segunda-feira, 5 de novembro de 2018

"Bem aventurados..." "Felizes..."

Faço menção a duas passagens bíblicas lidas em dois dias distintos. A primeira, no dia de Finados, 02/11/18. E a segunda, domingo, 04/11/2018.
No texto que lemos na missa em comemoração aos Fiéis Defuntos, que estava relacionado ao livro do Apocalipse de São João, esse apóstolo disse que teve uma visão, e nela viu "um novo céu, e uma nova terra". E ele afirma ter visto descer do céu, de "junto de Deus, a cidade Santa, pronta como a esposa que se enfeitou para seu marido".
Em uma homilia que ouvi, o pregador dizia que a cidade santa que está entre nós é a Igreja. E sendo assim, ela deve estar ornada em santidade para receber o noivo que chegará. Está no meio de nós o novo reino, o reino dos Céus. O Reino de Deus. Somos um povo santo. A nação escolhida para mudar o mundo e as relações sociais. Devemos ser diferentes no trato, no agir, no falar.
Então, como sermos diferentes? E a resposta nos veio na comemoração de Todos os Santos (no Brasil, celebra no domingo dia 04/11/2018), com as Bem Aventuranças.
Como devemos ser e existir? Qual deve ser nosso modo de agir? Como resistir às investidas do mal?
O Evangelho lido nesse domingo foi o das Bem-Aventuranças (ou como em outras traduções, "Felizes"). tirado do livro de Mateus, capítulo 5.
 1 Jesus viu as multidões, subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos se aproximaram, 2 e Jesus começou a ensiná-los: 3 «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. 4 Felizes os aflitos, porque serão consolados. 5 Felizes os mansos, porque possuirão a terra. 6 Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7 Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia. 8 Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. 9 Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. 11 Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de mim. 12 Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vocês.»
Jesus nos ensina como agora diante das diversas situações que se apresentam a nós no mundo: aflições,pobreza, mansidão, os que tem fome e sede (de justiça), os que são misericordiosos, os puros de coração, os promotores da paz, os perseguidos por causa da justiça.
Todas as proposições partem de uma perspectiva positiva. É assim que devem agir os discípulos de Jesus. 
O Papa Francisco escreveu uma exortação apostólica chamada Gaudete Et Exsultate, sobre o chamado à santidade no mundo atual. 
No capítulo 3, ele faz uma reflexão sobre cada umas das Bem-Aventuranças.
O Papa afirma que, "estas palavras de Jesus (...) estão decididamente contracorrente ao que é habitual, àquilo que se faz na sociedade". E ainda que "as bem aventuranças não são um compromisso leve e superficial; pelo contrário, só as podemos viver se o Espírito Santo nos permear com toda a sua força e nos libertar da fraqueza, do egoísmo, da preguiça, do orgulho".
Além disso, o Papa nos convida a nos deixarmos fustigar pela palavras de Jesus, e que suas palavras "nos desafie, nos chame a uma mudança real de vida". E diz, que "caso contra´rio, a santidade não passará de palavras". E neste caso, as bem-aventuranças, são um caminho para se chegar à santidade. E fazermos partes da cidade santa que está no meio de nós.
Deus nos abençoe. Procuremos ser "santos como o vosso Pai é santo".

Caso queira ler a íntegra da exortação do Papa, acesse o link a seguir.
https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20180319_gaudete-et-exsultate.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!