terça-feira, 23 de outubro de 2018

FÉ, VIDA E VOTO!

PADRE JÚLIO LANCELLOTTI: FÉ, VIDA E VOTO!
POR:Padre Gegê
Do ponto de vista científico, a neutralidade é um mito, isto é, uma ilusão que, na prática não existe. Desse modo, falar de neutralidade da Igreja (também no campo político) é, igualmente, uma farsa. Dizia Dom Hélder que, sendo impossível ser neutra,  cabia a Igreja decidir de que lado ficaria: do lado dos pobres ou dos ricos. Ao longo da história, reconhece Dom Hélder, a Igreja quase sempre se pôs ao dos poderosos e dominadores. No contexto das eleições 2018, qualquer um desavisado pode perceber posicionamentos divergentes  e diametralmeentre opostos entre bispos, padres, leigos e leigas, todos e todas membros de uma mesma Igreja. Padre Júlio Lanccellotte (como tantos outros bispos, padres e leigos) fez ao longo de sua vida a opção pelos pequenos e indefesos. Hoje, muitos membros da Igreja, para fugir das consequências do Evangelho, o chamam de "vermelho", "comunista", "lulista", "petista", etc. Mas, no fundo, isso é um sinistro  álibi que muitos usam, com verniz de "defensores da fé", para permanecerem do lado dos poderes da terra, salvaguardando, assim, a maciez e a intocabilidade de suas peles límpidas. Para nós, cristãos comprometidos com a Justiça, a Liberdade e a Vida, neste segundo turno das eleições, não está em jogo o PT ou Esquerda (por mais que sejamos acusados disso pelos nossos irmãos de fé), mas como disse Ester, "A vida do povo". Quem da Igreja se colocar desse lado sabe que tem muito a perder. Padre Júlio Lancellotti é um desses...
Do Bolsonaro, a sociedade brasileira e internacional não espera que saia grandes coisas, tendo em vista sua desqualificação quase que total no que se refere ao básico de um ser humano. Mas, da Igreja, essa Sim, apesar de todas as contradições e escândalos, a sociedade ainda espera Grandes atitudes, sobretudo em tempos de escolhas cruciais.
Essa sociedade lúcida hoje olha bem para Igreja e tem inequívoca certeza que acusar de "comunista" quem defende a Vida dos indefesos pondo em risco a própria pele, é, Sim, faltar com a verdade; é usar de um argumento falso e maquiavélico para justificar o medo de perder os cargos, as regalias e os privilégios deste mundo. Por que o Papa Francisco é tão atacado? Não paga o Papa um alto preço por se colocar ao lado dos pobres, conforme São Francisco de Assis? Por que muitos querem a sua cabeça?  A propósito, lembro da cabeça de São João posta na bandeja por conta da insensatez de Herodes enfeitiçado por uma dança. Quem hoje dança diante da Igreja pedindo "cabeças"? E quem são os que estão "dançando" no macabro amolar das facas?
Fundamentalmente, no segundo turno das eleições 2018 está em jogo milhares e milhares de "cabeças" - vidas vulnerabilizadas!
Ser neutro, como disse, é impossível! Seja franco, cristão: de que lado você está?
Todos sabemos que se Jesus ficasse do lado os poderosos, talvez morresse de gripe mas nunca de CRUZ.
Padre Júlio Lancellotti  está do lado dos pobres e fracos; está do lado de Jesus; e esse lugar concreto determina o seu VOTO! E isso não é "comunismo", nem "lulismo", nem "petismo".
ISSO É EVANGELHO‼!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!