quarta-feira, 4 de abril de 2018

"Fica conosco, Senhor"!


“Fica conosco Senhor”!
Lucas 24,13-35: Nosso texto bíblico de hoje se refere ao episódio conhecido como “Discípulos de Emaús”.
É necessário destacar alguns pontos dessa passagem: 1º. Eles retornam no mesmo dia da morte do anúncio da Ressurreição. 2º. A tristeza os cegou, e não perceberam a presença de Jesus. 3º. São inquiridos pelo assunto, a paixão e morte de Jesus. 4º. Jesus faz a pregação necessária sobre a ressurreição e o que eles conheciam das profecias. 5º. Jesus fica com eles e faz refeição. 6º. Discípulos reconhecem Jesus no partir do Pão. 7º. Discípulos voltam ainda na noite para Jerusalém. 8º. Anunciam a ressurreição.
Não sabemos quem são esses dois. Aqui não interessa nomear. O que nos importa é saber que a palavra de Deus que tanto eles escutavam, não havia penetrado no coração. Tal como nós, são humanos. Ainda não enxergavam os acontecimentos pela perspectiva divina. Estavam presos aos seus conceitos e pré-conceitos.
Esses discípulos são como nós. Ouvimos a Palavra. Fazemos lectio divina. Estudamos. Celebramos. Mas, não deixamos a palavra de Deus agir em nossas vidas. Tomamos distância dela, ou a deixamos dentro da Igreja após o fim da Missa.
Aqueles discípulos não compreendiam a escritura, e não fizeram esforço para tal. Percebamos que a atitude sempre é de Deus. Se não fosse Jesus a agir na vida deles, pela Palavra, eles iriam embora, decepcionados. Jesus mostra que Deus não decepciona. Deus cumpre suas promessas. E hoje quer fazer o mesmo. Mas, precisamos abrir nossos olhos, e ouvidos. Deixar a palavra de Deus agir em nós. Voltarmos de madrugada para ele. Aqueles discípulos não esperaram amanhecer. Voltaram no horário inconveniente para eles, mas responderam à voz de Jesus. Deixaram-se fazer a experiência de Deus no cotidiano de suas vidas. Façamos a experiência de Emaús. Deixemos que a Palavra de Deus aja em nossas vidas. Não nos façamos de cegos. Não nos decepcionemos quando tudo pode parecer o fim. Mas é só o começo. Tudo começa na paixão, e termina na ressurreição. Ou, tudo começa na Ceia Pascal, e termina no sepulcro vazio.
Então podemos afirmar,
“Realmente, o Senhor ressuscitou...”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!