PADRE MÁRIO FRANÇA MIRANDA E "OS FILHOS E FILHAS (INTOLERANTES E BELIGERANTES) DA IGREJA: LAMENTO, PROTESTO E DENÚNCIA!
Tive o sagrado privilégio te ter como professor e orientador de mestrado na puc-rj a figura reconhecida internacionalmente do padre, pastor e intelectual França Miranda. Seguramente, uma das personalidades teologicamente mais importantes da igreja do Brasil e da América Latina. Com lamentável tristeza li a notícia de que foi durante a missa chamado de "padre filho da p..." por dois homens depois de se referir a MARIELLE ( tambem a Mather Luther King e Dom Oscar Romero) como defensora dos socialmente banidos. Lamentável, estimado França!
Porém, em meu escrito de solidariedade e repúdio, não posso, em estado de PROTESTO, deixar de dizer que essa ação insana sofrida pelo ilustre e respeitadíssimo sacerdote, não constitui uma atitude isolada no contexto atual da IGREJA. Há um grupo crescente de padres e leigos(as) no interior da igreja fomentando aberta e publicamente o ódio, a intolerância, o desrespeito e a guerra nas redes sociais, pregações etc. Repito: há um tipo EMERGENTE de clero e laicato, intolerantes e beligerantes in extremis. Assim: in extremis, a despeito do caminho inversamente oposto trilhado e exigido pelo Papa Francisco. Esse segmento eclesial aguerrido faz da igreja, sobretudo no mundo virtual (mas não só), um "PEIXE BETA", peixe belíssimo e encantador, mas pouquíssimo capaz de convivialidade.
Com quase 25 anos de padre desconhecia esse fenômeno preocupante e assustador.
Tudo isso em nome da fé e da doutrina. Creio, pois, que o ocorrido na paróquia em Ipanema no dia de ontem(17/03) representa o SINAL MÁXIMO DE ALERTA. Não podemos, pois, minimizar a gravidade do fato, não refletir sobre o que ele representa, tampouco vingir que nada aconteceu. Afinal de contas, se um padre do quilate do França foi tratado assim, em plena missa, o que não serão capazes de fazer com os outros (dentre os quais eu) no vasto território diocesano?
Por fim, da minha parte, creio profundamente que já passamos da hora de darmos um BASTA. Mas, urge perguntar:
De onde está nascendo tanto fogo intolerante no interior da igreja?
Quem está pondo brasas na fogueira do desreipeito e do ódio?
Quais e quantas bocas, inclusive clericais, estão por detrás das bocas que te xingaram?
Diletíssimo professor, quem amansará "cavalos xucros" que vicejam?
Não falta ao cristianismo um número infinitamente grande de testemunhos maravilhoso de cristãos (clérigos e leigos). São homens e mulheres(conhecidos e anônimos) que traduzem na vida o amor extraordinário de Deus. Por que não seguirmos esse caminho? Ademais, a sociedade espera de nós cristãos,pelo menos, um pouco mais de equilíbrio e sensatez. Bom, acho que isso é o minimo, se tratando de ser humano.
Santa Páscoa, Mário França Miranda, homem bom e necessário para a minha cabeça e para o meu coração.
Vossa bênção, meu Velho!!! 🙏🏿
Obrigada por existir no coração do Mundo!!!
(Padre Gegê)
"Toda escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra". (II Tm 3,16-17). Acesse https://diaconiadapalavra.blogspot.com/. Comentários da liturgia diária.
segunda-feira, 19 de março de 2018
"OS FILHOS E FILHAS (INTOLERANTES E BELIGERANTES) DA IGREJA....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Não só lá como cá! Estamos assim. Triste.
ResponderExcluir