domingo, 7 de janeiro de 2018

Solenidade da Epifania do Senhor

Hoje celebramos a Solenidade da Epifania do Senhor. Dia em que a Igreja celebra a manifestação de Deus, através de Jesus, a todos os povos da terra.
Algumas figuras e cenas nos saltam aos olhos. Vejamos: Belém, Jerusalém, Herodes, Magos, Estrela, Sonho, Maria, Menino.
Primeiramente, vejamos, tal como Davi, o que não estava em casa, nem era grande e forte, Jesus, na sua fragilidade infantil é o Rei do universo (o universo é representado pela estrela e pelo os magos).
Belém passa a ser o centro. Desloca de Jerusalém a centralidade da vida, do governo, da importância. Os Magos vão à Jerusalém, onde morava o rei. Mas o rei do universo não veio na cidade central. O rei nasceu na periferia de Jerusalém. Belém passa a ser o centro do universo.
Herodes é o oposto de Jesus. Herodes é o rei que não governa com justiça. É tirano. Mata. Oprime. Jesus é o rei que nos aproxima de Deus. É justo. Governa com paz. Dá a via, pois ele é a "vida". Acolhe. Entende. Perdoa.
Os Magos são sábios. Estudiosos. Unem ciência e fé. Sabem que Deus se manifesta na natureza, nos eventos naturais, pois ele é o criador de todas as coisas. Os magos representam todos os povos da terra, não somente hebreus. Jesus se manifesta a todos. Não faz distinção legais, nem doutrinárias. Ele veio para todos os povos. Deus é Deus de todos.
Estrela e Sonho. Estrela, manifestação da natureza diante da realeza de Jesus. O sonho, manifestação interna. Manifestação de Deus em nosso coração. Em nossa vida interior.
E por último, Maria e o menino. A salvação vem por Maria, que aceitou o projeto de Deus em sua vida. E a salvação vem ao mundo por um menino. O rei do universo é um menino. Uma criança. Fragilidade humana. Deus se manifesta na nossa fragilidade.
Hoje Jesus se manifesta na nossa vida. Na vida pessoal de cada um de nós. Somos convidados a sermos magos, ou seja, anunciadores da presença de Jesus no meio de nós, de nossa comunidade, de nossas famílias. Somos convidados a seguirmos a estrela, apontar a estrela, e ao encontramos o senhor, nos ajoelharmos "diante dele", o adorar. E depois abrir nossos cofres e lhe oferecer presentes.
Deus vos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!