segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

"Querida UERJ"!

Querida UERJ,
(Depoimento da aluna do Instituto de Letras da UERJ, Karine Troncoso)
Sei que você não está no seu melhor momento. O governo não repassa a verba para você se manter funcionando. Seu corpo docente, administrativo e seus terceirizados estão sem receber direito seus salários. Seus alunos estão sem receber suas bolsas, sejam eles cotistas ou bolsistas de algum projeto. Sei que você agoniza e corre o risco de fechar por algum tempo. E você não tem noção do quanto isso dói em todos nós uerjianos.
Quem não te conhece bem, acha que você é apenas um bloco de concreto, cheio de corredores e andares, com paredes cinzas e deprimentes. Ah... Se eles soubessem que você é tão mais e melhor que isso! Se eles andassem pelos corredores, veriam que você é acolhedora e miscigenada. Veriam que você acolhe pessoas de classes sociais diferentes e de "raças" diversas, dando oportunidade que pessoas totalmente distintas façam parte de você. Perceberiam que você é mais do que um prédio antigo, que você é a nossa segunda casa e que passamos mais tempo no seu espaço do que em qualquer outro lugar.
Eles notariam que você está em cada um de nós, uerjianos. Que está no brilho do olhar de cada calouro que entra e de cada um que fala com orgulho "eu estudo na UERJ". Que está naquela emoção que cada veterano concluinte tem ao dizer que foi formado por você. Que está presente na formação de algumas crianças e adolescentes que passaram pelo CAP. Que está na conquista acadêmica de cada um dos seus graduandos, pós-graduandos, mestrandos e doutorandos. Que é a responsável por fazer as pessoas se conhecerem e criar amizades para a vida toda. Que você faz com que seus alunos cresçam, evoluam e se tornem seres críticos e pensantes.
Sabe, UERJ, eu gostaria tanto que eles notassem tudo isso. Atualmente, eu espero que todos sejam capazes de entender importância que você tem para nós, para todos os cidadãos, para o Estado do Rio de Janeiro. Espero que eles vejam que você que abriga muitas pesquisas importantes para o desenvolvimento como um todo. Torço para que notem que você é responsável pela formação acadêmica de várias pessoas, recebendo calouros que se tornam profissionais qualificados através de você. Espero que eles vejam que você tem um corpo docente incrível e de peso. Que você vai além de uma instituição de ensino, você acolhe, integra e ensina.
Hoje eu só peço que você resista. Que cada um que te constitui mostre a importância e a essencialidade que você tem para a sociedade. Que você resista e continue aberta para formar as novas gerações. Que apesar de agonizar agora, você se mantenha e continue a fornecer ensino de qualidade para todos. Eu tenho fé e certeza, UERJ, que esse momento de crise vai passar e que você voltará ao seu melhor momento. Afinal, somos todos UERJ e estamos resistindo com e por você.
#souUERJ #somostodosUERJ #UERJresiste

Um comentário:

  1. É isso mesmo, Karine! Acabar com uma Instituição de ensino e pesquisa é acabar com o futuro de um país.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!