domingo, 24 de janeiro de 2016

A alegria do Senhor será a vossa força (Ne. 8,10)

Queridas e queridos irmãos, hoje somos chamados a meditarmos sobre nossa relação com a Palavra de Deus. Qual a atenção que damos ao que Deus nos fala através da Sagrada Escritura.
Na leitura do livro de Neemias, vemos o povo reunido desde o amanhecer até o meio dia. Um retiro espiritual diante da Palavra de Deus e daqueles que tinham a obrigação de conduzir espiritualmente o povo de Deus. Ouviam e eram instruídos.
Diz a leitura, os “que instruíam o povo, disseram a todos: 'Este é um dia consagrado ao senhor, vosso Deus! Não fiqueis tristes nem choreis'. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força'” (Ne. 8,9-10). Aquele dia, o dia de ouvir a Palavra, fora consagrado ao senhor Deus. Dia em que todo o povo foi ao encontro de Deus para livrar-se de toda tristeza e choro. Deus, rico em misericórdia, não quer ver seu povo acabrunhado, triste, choroso. Ele é um Deus que levanta, dá ânimo e coragem. Sua Palavra é restauradora de forças.
Dizia São Paulo, alegrai-vos no Senhor, sempre, alegrai-vos. E porque devemos nos alegrar, porque somos “todos juntos, o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo” (I Cor. 12, 27). E se somos parte do corpo, não podemos esmorecer. A pertença ao Corpo nos dá ânimo e coragem. Esperança. Força. Alegria. Estamos no corpo como membros, e por isso não podemos nos desligar do corpo.
E somos membro do corpo “para proclamar um ano da graça do Senhor” (Lc. 1,19). Quando Deus transforma e muda nossas vidas, somos convidados a proclamar as maravilhas que ele fez. E quem vive o ano da graça do Senhor sai em missão. Vai ao encontro do outro. Liberta cativos, restitui a visão aos cegos, anuncia a Boa nova aos pobres, “proclama um ano da graça do Senhor”.
Domingo passado éramos chamados de “alegria de Deus”. Hoje, aprendemos que a essa alegria é a nossa força. E se temos a força da alegria, devemos partir em missão. Ao término da missa, o diácono ou o padre diz: “A alegria do Senhor seja a vossa força, ide em paz e o Senhor vos acompanhe”.
Revista-se da força de Deus e parta em missão com alegria que o senhor veio ao seu encontro. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!