segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Início da Carta de São Paulo a Tito, 1,1-9

Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para levar os eleitos de Deus à fé e a conhecerem a verdade da piedade que se apoia na esperança da vida eterna. Deus, que não mente, havia prometido esta vida desde os tempos antigos, e, no tempo marcado, manifestou a sua palavra por meio do anúncio que me foi confiado por ordem de Deus nosso Salvador. A Tito, meu legítimo filho na fé comum, graça e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo nosso Salvador. Eu deixei-te em Creta, para organizares o que ainda falta e constituíres presbíteros em cada cidade, conforme o que te ordenei: todo candidato deve ser irrepreensível, marido de uma só mulher, com filhos crentes, e não acusados de levianos e insubordinados. Porque é preciso que o epíscopo seja irrepreensível, como administrador posto por Deus. Não seja arrogante nem irascível nem dado ao vinho nem turbulento nem cobiçoso de lucros desonestos, mas hospitaleiro, amigo do bem, ponderado, justo, piedoso, continente, firmemente empenhado no ensino fiel da doutrina, de sorte que seja capaz de exortar com sã doutrina e refutar os contraditores.

Reflexão.
Paulo é apóstolo é para levar o eleitos à fé e a conhecerem a verdade da piedade.
Tito é um dos epíscopos deixados por Paulo para dar continuidade na igreja de Creta.
Para isso, ele instrui Tito nas qualidades que devem observadas na escolha daqueles que vão conduzir a Igreja. Passo a enumerá-las:
1. Ser irrepreensível;
2. Marido de uma só mulher;
3. Filhos com fé, nem levianos e insubordinados;
4. Não seja arrogante;
5. Não seja irascível;
6. Não seja dado ao vinho (beberrão);
7. Não seja turbulento;
8. Não seja cobiçoso de lucros desonestos.
9. Deve ser hospitaleiro;
10. Amigo do bem;
11. Ponderado;
12. Justo;
13. Piedoso;
14. Continente;
15. Empenhado no ensino fiel da doutrina;
16. Seja capaz de exortar com sã doutrina e refutar os contraditores.

É isto. Paulo deixa essas exigências para aqueles que se apresentam para serem os condutores da comunidade. E cada um de nós, hoje, em particular, devemos pegar essas recomendações e vive-las como se fossem para nós. Pois uma família deve ter pais com estas virtudes. Uma grupo da Igreja deve ter um líder ou coordenador com estas qualidades. E nossos pastores, Bispos, Padre e Diáconos devem viver isso fielmente, pois a quem muito foi dado, muito será cobrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!