segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas. 21,1-4

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.

Reflexão:

Um fato me chama atenção. "Jesus ergueu os olhos". Em outro momento, Jesus ergueu os olhos para louvar o Pai por ter revelado "essas coisas aos pequeninos".
Erguer os olhos é atitude de quem ora. De quem vê a vida com os olhos de Deus. É colocar nas mãos de Deus aquilo que se vive. Quem ergue os olhos vê os que sofrem. É capaz de enxergar como filho (a) de Deus os que passam fome e sede, os que estão nus, os que estão sem teto, os perambulam pelas cidades, os doentes e encarcerados. Os que erguem os olhos vão ao encontram dessas pessoas, pois veem nela a presença do próprio Cristo.
Em seguida, ele contempla a cena. "Viu pessoas ricas depositando ofertas no Tesouro do Templo, ou seja, pagando o dízimo. Interessante, todos vão ao templo, ricos e pobres. A diferença está naquilo que levam como oferta. Uns dão o que lhes sobra, outros, o que lhes faz falta. E Deus retribui com mais abundância aqueles(as) que dão o que lhes faz falta.
Dentre aquelas pessoas havia uma "pobre viúva", Dentre todos, uma em situação de pobreza dupla, além de pobre material, não tinha muito dinheiro, era uma pobre social, era viúva. Sem marido, para a sociedade da época, não tinha muitos recursos para se sustentar.
Ela só tinha duas moedas. E Jesus diz que ela ofertou tudo o que tinha para sobreviver.
É essa pergunta que devemos fazer, o que estamos dando para Deus? Damos o que nos sobra, ou entregamos a ele o que é necessário para a nossa vida? Ofertamos o tempo que não temos, ou damos o tempo que nos sobra, descontado o tempo de lazer?
A viúva deu o que tinha para viver. E eu, o que estou dando para Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!